Título: | A prática docente nas artes visuais com foco na preservação da autonomia de alunos deficientes visuais e com baixa visão |
Autor(es): | Resende, Ana Paula de Sá |
Orientador(es): | Castro, Rosana Andréa Costa de |
Assunto: | Práticas educativas Deficientes visuais - educação Artes visuais - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 11-Nov-2022 |
Referência: | RESENDE, Ana Paula de Sá. A prática docente nas artes visuais com foco na preservação da autonomia de alunos deficientes visuais e com baixa visão. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discute sobre a importância dos
processos de ensino-aprendizagem das artes visuais para alunos deficientes visuais
e de baixa visão abordando, em específico, de que forma a prática docente pode
auxiliar esses alunos a explorarem suas potencialidades e
preservarem/desenvolverem a sua autonomia. A revisão de literatura focou-se em três
temas centrais: (1) a necessidade da arte, a necessidade que temos de criar e como
o fazer artístico é uma característica humana, com base em Fischer (1987); (2) a
prática docente com respeito à autonomia dos alunos e à dignidade humana de Freire
(1996); e (3) a arte dialogada como prática educativa em artes visuais de forma a unir
as visões da arte, do professor e dos alunos em sala de aula, sendo o estudante autor
e responsável pelo seu trabalho, conceito proposto por Pereira (2010). A pesquisa
desdobrou-se por delineamento qualitativo com o uso do instrumento questionário
para o procedimento de entrevista. Um questionário disponibilizado na plataforma
Google Forms foi aplicado à distância nos meses de outubro e novembro de 2020
devido à pandemia de COVID-19, voltado para professores de artes visuais que
ensinam alunos com deficiência visual e baixa visão nas escolas da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Buscou-se com a realização do
questionário observar as práticas adotadas por esses docentes em sala de aula e suas visões em comparação a conceitos abordados em publicações acadêmicas já produzidas. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper (TCC) discusses the importance of visual arts’
teaching-learning processes for visually impaired and low-vision students addressing,
in specific, how the teaching practice can help these students explore their
potentialities and preserve/develop their autonomy. The literature review focused on
three central themes: (1) the need for art, the need we have to create and how artistic
making is a human characteristic, based on Fischer (1987); (2) the teaching practice
with respect for students' autonomy and human dignity by Freire (1996); and (3) a
dialogical art as an educational practice in visual arts in order to unite the visions of
art, teacher and students in the classroom, with the student being the author and
responsible for his or her work, a concept proposed by Pereira (2010). The research
unfolded to a qualitative study with the use of a questionnaire as the instrument for the
interview procedure. A questionnaire available in the Google Forms platform was
applied remotely in October and November of 2020 due to the COVID-19 pandemic,
aimed at visual arts teachers who teach students with visual impairment and low vision
in the schools of the Secretariat of Education of Distrito Federal (SEEDF), in Brazil.
The questionnaire aimed to observe the practices adopted by these teachers in the classroom and their views compared to concepts addressed in academic publications already produced. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.