Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaLidiaRodriguesNeves_tcc.pdf495,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Pô, eu só quero me expressar!” : narrativas de socioeducadores sobre as práticas educativas em artes visuais com socioeducandas do Distrito Federal
Autor(es): Neves, Ana Lidia Rodrigues
Orientador(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Assunto: Socioeducação
Artes visuais - estudo e ensino
Medidas socioeducativas
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 11-Nov-2022
Referência: NEVES, Ana Lidia Rodrigues. “Pô, eu só quero me expressar!”: narrativas de socioeducadores sobre as práticas educativas em artes visuais com socioeducandas do Distrito Federal. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta das análises das narrativas de socioeducadores sobre práticas educativas em artes visuais junto a adolescentes em atendimento socioeducativo no DF. A pesquisa tem caráter qualitativo e realizou entrevistas semiestruturadas com dois Especialistas Socioeducativos no campo de Artes Cênicas e Artes Visuais com experiência profissional de atuação em regime de semiliberdade e unidade de internação mista no Distrito Federal. Os resultados alcançados foram discutidos à luz da revisão de literatura sobre medidas socioeducativas, questões de gênero no sistema socioeducativo e artes visuais e socioeducação. Verificou-se que ainda hoje existe uma escassez de estudos aproximando a socioeducação da prática educativa em artes visuais, especialmente com recorte de gênero. Também verificou-se que, há restrições, em razão de burocracias características do próprio sistema socioeducativo, as quais impactam na atuação dos Especialistas em Arte. Contudo, conclui-se que a prática educativa em artes visais dentro das unidades é propulsora do pensamento crítico e reflexivo, estando essencialmente ligada a construção do conhecimento e construção identitária do sujeito.
Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) results from the analysis of the narratives of socio- educators about educational practices in visual arts with adolescents in socio-educational care in DF. The research has a qualitative character and carried out semi-structured interviews with two Socio-Educational Specialists in the field of Performing Arts and Visual Arts with professional experience of acting in a semi-free regime and mixed inpatient unit in the Federal District. The results achieved were discussed in the light of the literature review on socio- educational measures, gender issues in the socio-educational system and visual arts and socio- education. It was found that even today there is a scarcity of studies bringing socio-education closer to the educational practice in visual arts, especially with a gender focus. It was also found that there are restrictions, due to bureaucracies characteristic of the socio-educational system itself, which impact on the performance of Art Specialists. However, it is concluded that the educational practice in visual arts within the units is the driver of critical and reflective thinking, being essentially linked to the construction of knowledge and the identity construction of the subject.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.