Título: | “Pô, eu só quero me expressar!” : narrativas de socioeducadores sobre as práticas educativas em artes visuais com socioeducandas do Distrito Federal |
Autor(es): | Neves, Ana Lidia Rodrigues |
Orientador(es): | Castro, Rosana Andréa Costa de |
Assunto: | Socioeducação Artes visuais - estudo e ensino Medidas socioeducativas |
Data de apresentação: | 24-Mai-2021 |
Data de publicação: | 11-Nov-2022 |
Referência: | NEVES, Ana Lidia Rodrigues. “Pô, eu só quero me expressar!”: narrativas de socioeducadores sobre as práticas educativas em artes visuais com socioeducandas do Distrito Federal. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta das análises das narrativas de
socioeducadores sobre práticas educativas em artes visuais junto a adolescentes em atendimento
socioeducativo no DF. A pesquisa tem caráter qualitativo e realizou entrevistas
semiestruturadas com dois Especialistas Socioeducativos no campo de Artes Cênicas e Artes
Visuais com experiência profissional de atuação em regime de semiliberdade e unidade de
internação mista no Distrito Federal. Os resultados alcançados foram discutidos à luz da revisão
de literatura sobre medidas socioeducativas, questões de gênero no sistema socioeducativo e
artes visuais e socioeducação. Verificou-se que ainda hoje existe uma escassez de estudos
aproximando a socioeducação da prática educativa em artes visuais, especialmente com recorte
de gênero. Também verificou-se que, há restrições, em razão de burocracias características do
próprio sistema socioeducativo, as quais impactam na atuação dos Especialistas em Arte. Contudo, conclui-se que a prática educativa em artes visais dentro das unidades é propulsora do pensamento crítico e reflexivo, estando essencialmente ligada a construção do conhecimento e construção identitária do sujeito. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper (TCC) results from the analysis of the narratives of socio-
educators about educational practices in visual arts with adolescents in socio-educational care
in DF. The research has a qualitative character and carried out semi-structured interviews with
two Socio-Educational Specialists in the field of Performing Arts and Visual Arts with
professional experience of acting in a semi-free regime and mixed inpatient unit in the Federal
District. The results achieved were discussed in the light of the literature review on socio-
educational measures, gender issues in the socio-educational system and visual arts and socio-
education. It was found that even today there is a scarcity of studies bringing socio-education
closer to the educational practice in visual arts, especially with a gender focus. It was also found
that there are restrictions, due to bureaucracies characteristic of the socio-educational system
itself, which impact on the performance of Art Specialists. However, it is concluded that the educational practice in visual arts within the units is the driver of critical and reflective thinking, being essentially linked to the construction of knowledge and the identity construction of the subject. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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