Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KellyPriscilaFigueiraPalmeira_tcc.pdf461,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os impactos da pandemia na saúde mental dos adolescentes privados de liberdade na Unidade de Internação Masculina Extensão, Maceió, Alagoas
Autor(es): Palmeira, Kelly Priscila Figueira
Orientador(es): Santos, Potyguara Alencar dos
Assunto: Medidas socioeducativas
Adolescentes - saúde mental
Covid-19
Data de apresentação: 5-Mar-2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: PALMEIRA, Kelly Priscila Figueira. Os impactos da pandemia na saúde mental dos adolescentes privados de liberdade na Unidade de Internação Masculina Extensão, Maceió, Alagoas. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nesse capitulo, propomos refletir criticamente acerca da pandemia de COVID19 e sua repercussão na saúde mental dos adolescentes privados de liberdade. As normatizações expostas pelo Ministério da Saúde tem demonstrado que prevenir o aumento da transmissão do coronavírus em unidades socioeducativas faz parte do combate a esta pandemia na sociedade em geral, tendo o isolamento social como uma adoção de medida de contenção ao avanço da doença. No entanto, essa condição gerou quadros de ansiedade e instabilidade emocional em muitas pessoas, principalmente naqueles que atuam em contextos institucionais de alta complexidade. O presente capitulo resulta de uma pesquisa que buscou problematizar os efeitos da pandemia na saúde mental dos adolescentes privados de liberdade na unidade de internação Masculina Extensão, município de Maceió, Alagoas. O trabalho está ancorado nos preceitos metodológicos da pesquisa quali-quantitativa, elegendo a centralidade do método da análise de discursos baseado na fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur. Conclui-se que, em tempo de pandemia, tão importante quanto as medidas de restrições do combate ao coronavirus, é a identificação das múltiplas consequências e os impactos na saúde mental que essa vem ocasionando nas vidas desses adolescentes privados de liberdade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.