Título: | A inserção da CIF no contexto da rede de atendimento para crianças e adolescentes com diversidade funcional : um estudo de caso na perspectiva da equoterapia |
Autor(es): | Andrade, Kelly Jackeline Oliveira Pereira |
Orientador(es): | Díaz Arce, Sergio Ruiz |
Assunto: | Direitos da criança e do adolescente Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) Equoterapia |
Data de apresentação: | 2-Mar-2022 |
Data de publicação: | 10-Nov-2022 |
Referência: | ANDRADE, Kelly Jackeline Oliveira Pereira. A inserção da CIF no contexto da rede de atendimento para crianças e adolescentes com diversidade funcional: um estudo de caso na perspectiva da equoterapia. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente estudo propõe discutir conceitos e um novo modelo de atendimento da rede de serviços que compõe o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes com diversidade funcional. Para tanto, trabalha-se os conceitos de diversidade funcional e de interdisciplinaridade, trazendo à tona a importância de se refletir sobre os contextos que vivem crianças e adolescentes com diversidade funcional, utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como modelo biopsicossocial baseado na integralidade e na centralidade família. Metodologicamente, o trabalho apresenta uma vivência da aplicação da CIF e a utilização desta ferramenta não só pela saúde, mas também em outros campos como educação, assistência social ou em toda rede. Assim, para desenvolver o Estudo de Caso foram convidadas quatro profissionais inseridas na equoterapia, de diferentes áreas, para realizar individualmente a classificação
no modelo da CIF com um participante do Projeto Thomas, conforme critérios preestabelecidos. Após a aplicação, que aconteceu separadamente pelas profissionais, foi realizada uma análise dos dados coletados e observou-se que as classificações geraram um perfil muito próximo do pesquisado e seu contexto social. Os resultados mostram que a CIF possibilita a tomada de decisão das condutas terapêuticas, psicossociais e de políticas públicas a serem traçadas para estes indivíduos, sobretudo aqueles com diversidade funcional, e por isso sua importância ser inserido no Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
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