Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KellyJackelineOliveiraPereiraAndrade_tcc.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção da CIF no contexto da rede de atendimento para crianças e adolescentes com diversidade funcional : um estudo de caso na perspectiva da equoterapia
Autor(es): Andrade, Kelly Jackeline Oliveira Pereira
Orientador(es): Díaz Arce, Sergio Ruiz
Assunto: Direitos da criança e do adolescente
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
Equoterapia
Data de apresentação: 2-Mar-2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: ANDRADE, Kelly Jackeline Oliveira Pereira. A inserção da CIF no contexto da rede de atendimento para crianças e adolescentes com diversidade funcional: um estudo de caso na perspectiva da equoterapia. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo propõe discutir conceitos e um novo modelo de atendimento da rede de serviços que compõe o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes com diversidade funcional. Para tanto, trabalha-se os conceitos de diversidade funcional e de interdisciplinaridade, trazendo à tona a importância de se refletir sobre os contextos que vivem crianças e adolescentes com diversidade funcional, utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como modelo biopsicossocial baseado na integralidade e na centralidade família. Metodologicamente, o trabalho apresenta uma vivência da aplicação da CIF e a utilização desta ferramenta não só pela saúde, mas também em outros campos como educação, assistência social ou em toda rede. Assim, para desenvolver o Estudo de Caso foram convidadas quatro profissionais inseridas na equoterapia, de diferentes áreas, para realizar individualmente a classificação no modelo da CIF com um participante do Projeto Thomas, conforme critérios preestabelecidos. Após a aplicação, que aconteceu separadamente pelas profissionais, foi realizada uma análise dos dados coletados e observou-se que as classificações geraram um perfil muito próximo do pesquisado e seu contexto social. Os resultados mostram que a CIF possibilita a tomada de decisão das condutas terapêuticas, psicossociais e de políticas públicas a serem traçadas para estes indivíduos, sobretudo aqueles com diversidade funcional, e por isso sua importância ser inserido no Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.