Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32476
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JulianaDeOliveiraAlves_tcc.pdf561,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Círculos de construção de paz em uma unidade de internação provisória no Ceará
Autor(es): Alves, Juliana de Oliveira
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Sistema socioeducativo
Práticas restaurativas
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: ALVES, Juliana de Oliveira. Círculos de construção de paz em uma unidade de internação provisória no Ceará. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Busca-se através deste trabalho apresentar as vivências advindas da utilização de “Círculos de Construção de Paz” no contexto socioeducativo, como consequência de capacitação profissional voltada para a promoção de práticas restaurativas nas unidades de privação de liberdade no estado do Ceará. O círculo de construção de paz nesse contexto tem como objetivo o fortalecimento da comunicação e relacionamento interpessoal entre socioeducandos e socioeducadores e a promoção de autonomia e responsabilização de adolescentes e jovens inseridos no sistema socioeducativo. Os encontros foram realizados no Centro Socioeducativo São Miguel, localizado na cidade de Fortaleza, capital do estado, com a participação de adolescentes que cumpriam internação provisória, socioeducadores e co-facilitadores capacitados para a realização da prática. Os círculos de construção de paz se mostraram pertinentes a este contexto, considerando sua implicação para a promoção de autonomia, responsabilidade, autoconhecimento, reconhecimento e respeito pelo o outro. A experiência sugere o aprimoramento contínuo da prática nesse contexto, a importância da participação de mais atores para a compreensão e integração da atividade enquanto importante estratégia socioeducativa. A realização de capacitações e a participação de quem compõe o sistema socioeducativo também são importantes fatores que podem favorecer a compreensão dos efeitos e benefícios da prática.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.