Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WaldeniceMartinsPierreFernandes.pdf624,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorChaebo, Gemael-
dc.contributor.authorFernandes, Waldenice Martins Pierre-
dc.identifier.citationFERNANDES, Waldenice Martins Pierre. Efetividade do Projeto Empreendedorismo na Educação Básica SEDUC/RO do ponto de vista dos alunos atendidos. 2011. 44 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.en
dc.description.abstractO governo do Estado de Rondônia criou em 2004 o Projeto Empreendedorismo na Educação Básica, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC/RO. Com o objetivo de beneficiar estudantes das escolas públicas estaduais, proporcionando a estes a oportunidade de aprender a empreender na área de atuação que escolherem, com o objetivo proporcionar a professores e alunos da educação básica, conhecimentos teóricos e práticos em empreendedorismo a fim de atender ao triplo papel da educação quanto às dimensões: econômica, cientifica e cultural. O projeto se desenvolve através de atividades como: Workshops, Palestras, Oficinas, Consultoria e assessoria técnico-pedagógica e Feira de empreendedorismo. Com o objetivo avaliar a efetividade do programa e Identificar a percepção dos alunos de Ensino Médio da Educação Básica – SEDUC/RO – Escolas da Rede Publica Estadual de Ouro Preto do Oeste - em relação ao Projeto Empreendedorismo na Educação Básica. A pesquisa será desenvolvida nas seis escolas públicas do município de Ouro Preto do Oeste – RO. Ao total são 260 alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Foram utilizamos entrevistas semi estruturadas. Os dados foram analisados qualitativamente e as respostas obtidas foram tabuladas e organizadas em gráficos e tabelas de cognição comparada. Em resumo efetivar a implantação de uma proposta pedagógica com a disseminação do empreendedorismo na educação conduz à utilização de procedimentos didáticos capazes de despertar e desenvolver atitudes, competências e habilidades para que se empreenda com autonomia, iniciativa, participação, diálogo, ética, criatividade, visão de futuro, ousadia, liderança, busca de informação, estabelecimento de rede de relações, boa gestão de recursos, inovação e protagonismo, a partir do desenvolvimento de projetos pedagógicos coletivos e interdisciplinares. No que tange às características comportamentais empreendedoras dos jovens da terceira série do ensino médio entrevistados, concluiu-se que estes possuem perfil empreendedor, porém num nível ainda baixo, uma vez que as conclusões gerais conduzem ao entendimento de que existe cultura empreendedora na região, porém é fundamental destacar que esta ainda é muito fragilizada, pois, apesar de existirem ações de empreendedorismo coletivo bastante relevantes no estado perfil empreendedor dos proprietários-dirigentes dos empreendimentos ainda precisa aumentar, razão pela qual fica Intensificada a necessidade de formação de novos empreendedores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEmpreendedorismoen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.titleEfetividade do Projeto Empreendedorismo na Educação Básica SEDUC/RO do ponto de vista dos alunos atendidosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-04-10T15:02:17Z-
dc.date.available2012-04-10T15:02:17Z-
dc.date.issued2012-04-10T15:02:17Z-
dc.date.submitted2011-11-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3246-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons