Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VitorRodriguesParente_tcc.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desempenho de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) operadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
Autor(es): Parente, Vitor Rodrigues
Orientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Assunto: Esgoto - tratamento
Saneamento básico
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: PARENTE, Vitor Rodrigues. Avaliação do desempenho de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) operadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). 2021. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho visou avaliar o desempenho de seis estações de tratamento de esgotos operadas pela CAESB, por meio de dados secundários disponibilizados pela empresa responsável pelo tratamento. Nesse sentido, o estudo compreendeu as estações Alagado, Melchior, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria e Sobradinho. As análises dos dados coletados foram feitas a partir do software BioEstat e consiste em basicamente quatro tópicos principais. O primeiro se trata da caracterização dos corpos receptores, por meio de suas respectivas classes, e das estações, sendo feita também uma estimativa da previsão do crescimento para 2037utilizando dados de vazão de operação, de projeto e dados da população de operação e projeto das estações. Por meio desses dados foi analisada a tendência de reestruturação das ETEs para um período futuro. No segundo tópico, foi possível estudar as características dos parâmetros DBO, DQO, PT, SS e CT nos afluente e efluente por meio de estatística descritiva para cada estação de tratamento e comparar com valores típicos da literatura. Esse tópico levou à porcentagem da eficiência de remoção, em que consiste um dos principais pilares do trabalho, mostrando que as ETEs possuem boa eficiência de remoção em alguns parâmetros, como para o DBO com média de 93,8%, e deixando um pouco a desejar em outros, como para o PT com média de remoção de 76,9%.Assim, percebe-se que as ETES Alagado, Santa Maria e Riacho Fundo obtiveram médias de remoções acima de 90% para todos os parâmetros, enquanto Sobradinho obteve eficiência abaixo do recomendado pela literatura para os parâmetros DBO, DQO, PT e SST, Melchior para os parâmetros PT e SST e Samambaia para SST. Concomitante a isso, no terceiro tópico foi feito um estudo para verificar se os dados na época da seca sofrem variações significativas em relação à época chuvosa. Nessa análise foi possível observar que os valores de caracterização dos parâmetros do afluente às ETE estudadas na época seca tendem a ser maiores que os observados na época chuvosa, mas para as concentrações afluentes são poucas diferenças estatisticamente significantes, enquanto que para os efluentes essas diferenças são maiores, mostrando que as épocas de seca ou chuva podem influenciar nas estações de tratamento. Já no quarto tópico foram caracterizados os corpos receptores Riacho Fundo, Ribeirão Sobradinho, Rio Alagado e Rio Melchior a montante e a jusante dos lançamentos por meio da estatística descritiva dos parâmetros CT, DBO, NO3, OD e SS. Nesse caso mostrou-se que mesmo com uma boa eficiência de remoção em grande parte das estações há influência dos lançamentos do esgoto tratado nos corpos hídricos, havendo aumento na concentração de parte dos parâmetros estudados, principalmente para o NO3, OD e SS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.