Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoseMarioDantasDaCosta_tcc.pdf244,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNoronha, Pedro Osmar Flores de-
dc.contributor.authorCosta, José Mário Dantas da-
dc.identifier.citationCOSTA, José Mário Dantas da. Políticas educacionais no contexto da pandemia da covid-19: estratégias de enfrentamento à evasão escolar nos anos iniciais de uma escola pública de João Pessoa-PB. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo promover reflexões qualitativas e quantitativas acerca das estratégias de enfrentamento à evasão escolar de uma escola pública municipal de João Pessoa, Paraíba, no contexto da pandemia da COVID-19. As políticas públicas setoriais e intersetoriais serão destacadas como escopo desta pesquisa. Considerar-se-á a educação como instrumento primaz de transformação de cenários sociais, bem como a avaliação das ações pedagógicas e administrativas voltadas ao direito de acesso e permanência de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de João Pessoa, no período da pandemia, que exigiu a ressignificação do processo de ensinar e aprender. Serão discorridos também os principais desafios no tocante ao acesso à tecnologia para o ensino remoto. Para fundamentar a pesquisa, foram referenciados autores como David (2015), Santos (2014), Souza (2020), Frigotto (2009), Arendt (2011), Oliveira e Nóbrega (2021), entre outros. Trata-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa, quantitativa, de viés exploratório. Ademais, para consubstanciar o estudo, será realizada entrevista semiestruturada com a gestão da escola objeto de estudo desta pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.titlePolíticas educacionais no contexto da pandemia da covid-19 : estratégias de enfrentamento à evasão escolar nos anos iniciais de uma escola pública de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T23:20:00Z-
dc.date.available2022-11-09T23:20:00Z-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32457-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.