Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JosefaAdelaideClementinoLeite_tcc.pdf286,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A medida socioeducativa e o contexto pandêmico : estudo de caso na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) no estado de Pernambuco a partir da medida de semiliberdade
Autor(es): Leite, Josefa Adelaide Clementino
Orientador(es): Silva, Jardel Pereira da
Assunto: Medidas socioeducativas
Semiliberdade
Covid-19
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 9-Nov-2022
Referência: LEITE, Josefa Adelaide Clementino. A medida socioeducativa e o contexto pandêmico: estudo de caso na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) no estado de Pernambuco a partir da medida de semiliberdade. 2022. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência sobre a execução da medida socioeducativa de semiliberdade no contexto pandêmico a partir de um estudo de caso na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), especificamente, na Casa de Semiliberdade (Casem) Rosarinho no Estado de Pernambuco. O relato de experiência está fundamentado na vivência do cotidiano, bem como na pesquisa documental, na bibliográfica e na observação baseada no método qualitativo. Materializou-se por meio do levantamento de informações nos documentos disponíveis na página eletrônica da FUNASE no período de março de 2020 a dezembro de 2021, as quais se referem às principais medidas sanitárias de prevenção ao Coronavírus adotadas na execução da Medida Socioeducativa (MSE). Percebe-se que as medidas sanitárias recomendadas por causa da pandemia são relevantes para proteção coletiva e individual. Isso porque, para os adolescentes que tiveram a medida de semiliberdade suspendida, tais medidas impactaram diretamente o acesso à educação, à cultura, à informação, ao lazer, à profissionalização, à moradia, à alimentação e à convivência comunitária. A maioria dos adolescentes regressou para o contexto de violação de direitos, no qual continuaram expostos às situações que contribuíram para o envolvimento na prática do ato infracional, bem como para o uso abusivo de drogas. Tais aspectos foram intensificados pelo não acesso às políticas sociais e pelas ações coercitivas de intolerância e discriminatórias presentes nas relações com a sociedade e com o Estado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.