Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_WaliffCordeiroBandeira_tcc.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do custo-benefício de funções como serviço e infraestrutura como serviço
Autor(es): Bandeira, Waliff Cordeiro
Orientador(es): Von Paumgartten, Aletéia Patrícia Favacho de Araújo
Assunto: Provedores de serviços da Internet
Computação em nuvem
Serviços da Web
Data de apresentação: 27-Set-2022
Data de publicação: 9-Nov-2022
Referência: BANDEIRA, Waliff Cordeiro. Análise do custo-benefício de funções como serviço e infraestrutura como serviço. 2022. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Função como Serviço (FaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS) são tipos de serviço com grande relevância no paradigma de computação em nuvem. Ao considerar crescente demanda pelos serviços citados, o presente trabalho realiza uma análise de custo-benefício para auxiliar usuários na tomada de decisão acerca de qual serviço melhor se enquadraria em seus projetos. A análise envolve um caso de trade-off no qual torna-se necessário avaliar o contexto da aplicação uma vez que desempenho e custo monetário são inversamente proporcionais nessa situação. Os resultados iniciais mostraram que o tipo de serviço IaaS não suportou todos cenários de teste, enquanto o FaaS apresentou melhor performance em troca de maior custo monetário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.