Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucasCortesRocha.pdf891,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adição de probiótico no desempenho de bovinos mantidos em pasto de Brachiaria brizantha cv. Piatã
Autor(es): Rocha, Lucas Côrtes
Orientador(es): Oliveira, Rodrigo Vidal
Assunto: Bovino de corte - alimentação e rações
Nutrição animal
Pastagens
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 10-Abr-2012
Referência: ROCHA, Lucas Côrtes. Adição de probiótico no desempenho de bovinos mantidos em pasto de Brachiaria brizantha cv. Piatã. 2011. 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o efeito da suplementação mineral adicionada de probiótico sobre o desempenho ponderal de machos nelore mantidos em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Piatã durante os meses de janeiro a maio de 2011 na região do Cerrado. Foram utilizados 32 animais na fase de recria com média de peso inicial de 222 kg. Os tratamentos utilizados foram: suplementação mineral (SM) e suplementação mineral adicionada de produto contendo microrganismos probióticos, enzimas fibrolíticas e prébiotico (SM+PROB), de forma que os animais deste tratamento receberam suplemento mineral adicionado de 2g/animal/dia do produto comercial. Para garantia do fornecimento de 2g/animal/dia do produto comercial, a mistura do mesmo ao suplemento mineral foi realizada após o período de adaptação dos animais e estabilização do consumo. O sal mineral foi fornecido à vontade sendo que as medições de consumo e reposição de suplementos foram feitas 2 vezes por semana por um período de 130 dias. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, com 16 repetições (animais) por tratamento, sendo que cada tratamento foi replicado em dois piquetes com 8 animais cada. Foi usado o teste de Duncan com 5% de significância para análise estatística referente ao desempenho dos animais. Não houve diferenças (P>0,05) para o peso final (293,1 e 290,6 kg), ganho de peso médio total (629 e 614g/dia) e para o consumo dos suplementos (133,4 e 127,3) entre os animais recebendo a suplementação mineral ou suplementação mineral contendo aditivo alimentar. Sendo assim, concluiu-se que a adição de probióticos ao suplemento mineral de bovinos Nelore submetidos a pastejo não melhora o desempenho dos animais durante a fase de recria.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons