Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JamilJoseCamiloRicheneNeto_tcc.pdf813,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Panorama da implantação e implementação do SIPIA Conselho Tutelar na Paraíba
Autor(es): Richene Neto, Jamil José Camilo
Orientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Estatuto da Criança e do Adolescente
Conselho tutelar
Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA)
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 8-Nov-2022
Referência: RICHENE NETO, Jamil José Camilo. Panorama da implantação e implementação do SIPIA Conselho Tutelar na Paraíba. 2022. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o processo de implantação e implementação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – SipiaConselho Tutelar na Paraíba. O Sipia é um sistema de registro e tratamento de informações, com abrangência nacional, sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Objetivou-se analisar o uso e a relevância do SIPIA Conselho Tutelar na Paraíba para a rede de proteção da criança e adolescente, construíram-se dois objetivos específicos, o primeiro é apresentar as fases de implantação do SIPIA nos Municípios Paraibanos e o segundo foi identificar as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros para o uso do Sistema. A pesquisa foi realizada com a metodologia de abordagens qualitativa, quantitativa e exploratória buscando alcançar maior conhecimento do problema pesquisado, e teve como intenção não apenas refletir acerca das dificuldades que perpassam a utilização do SIPIA conselho tutelar na Paraíba, mas, sobretudo, apontar possibilidades para se intervir nessa realidade que, ao revelar entraves estruturais, profissionais e de gestão que impossibilitam a implantação do sistema, consequentemente, a efetivação da política da criança e do adolescente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.