Título: | Planejamento estratégico como ferramenta de combate a evasão escolar : perspectivas e realidades no ensino fundamental anos iniciais do município de Barro Alto – GO |
Autor(es): | Lima, Izaias Souza |
Orientador(es): | Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha |
Assunto: | Evasão escolar Pandemia Políticas públicas educacionais |
Data de apresentação: | 6-Mar-2022 |
Data de publicação: | 8-Nov-2022 |
Referência: | LIMA, Izaias Souza. Planejamento estratégico como ferramenta de combate a evasão escolar: perspectivas e realidades no ensino fundamental anos iniciais do município de Barro Alto – GO. 2022. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente tem como principal objetivo contextualizar o panorama do abandono e da evasão escolar durante a pandemia do covid-19 e seus possíveis reflexos após uma possível declaração do fim de estado da pandemia refletido sobretudo na educação básica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada neste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nas ideias, pensamentos e percepções de autores tais como ARROYO (2010), CRUZ E MONTEIRO, (2021), CUNHA (1997), PEREIRA (1995), entre outros. Em acréscimo a este respaldo científico, utilizamos os dados de uma pesquisa de campo realizada na rede municipal de ensino no Município de Barro Alto – GO. Foi feito um levantamento de dados, por meio de questionários realizados com coordenadores gerais da rede, refletindo perspectivas e realidades enfrentadas pelo município durante a pandemia do covid-19. É possível abarcar nesta pesquisa, como, quando e onde está concentrado os índices de evasão escolar na rede municipal de ensino e de como as estratégias e ações inovadoras, pedagógicas e de articulações tem contribuído para que as políticas públicas em educação sejam
concentradas a atender o público-alvo destacado neste estudo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
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