Título: | Aceitabilidade e intenção de uso na adoção de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro |
Autor(es): | Diniz, Mário Bierknes Duarte |
Orientador(es): | Gonzales Taco, Pastor Willy |
Assunto: | Transporte rodoviário de carga Veículos autônomos |
Data de apresentação: | 21-Mai-2021 |
Data de publicação: | 8-Nov-2022 |
Referência: | DINIZ, Mário Bierknes Duarte. Aceitabilidade e intenção de uso na adoção de veículos autônomos rodoviários de carga no contexto brasileiro. 2021. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este Projeto Final tem como objetivo apresentar um panorama geral do comportamento e da intenção de uso quando da interação homem-máquina diante das tecnologias de veículos autônomos de transporte rodoviário de carga (VARC) no contexto brasileiro. As novas tecnologias de automação destes veículos se mostram como uma realidade próxima e com o potencial de causar grandes impactos sobre a sociedade. Nesse contexto, surge a necessidade de explorar qual é a percepção da sociedade, incluindo o grupo organizacional do setor, ou seja, aqueles que estarão em contato direto com o novo sistema acerca das ocorrências associadas à adoção dessas tecnologias para o transporte rodoviário de carga (TRC), de maneira que são postos em análise quais as expectativas de tal utilização. Esta análise consistiu em comparar três grupos sociais, sendo Acadêmicos (professores e alunos), Indiretamente envolvidos ao TRC (setor industrial, reguladores, produtores, clientes) e Diretamente envolvidos ao TRC (motoristas, transportadores, gestores de frota).Para isto, este projeto final apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura na área dos veículos autônomos, com maior profundidade aos rodoviários de carga e aplicações dentro do contexto nacional. Também foi realizada uma pesquisa de opinião com 140 participantes, com o objetivo de medir as percepções com relação a essa nova tecnologia. Foi realizada uma análise empírica dos resultados e uma análise estatística, que identificou alguns dos principais fatores que influenciam o interesse e o comportamento no uso de VARCs. A partir das informações obtidas esse trabalho tem como contribuição dar medida da aceitabilidade de tal tecnologia pela sociedade brasileira, a fim de potencializar o mercado deste setor frente aos desafios da implantação de sistemas de veículos autônomos rodoviários de carga nas estradas do país, com inserção da indústria 4.0 e consequente evolução logística. |
Abstract: | This Project aims to present an overview of the behavior and intention to use from the man-machine interaction in the face of automation technologies for road freight vehicles in Brazilian context. The new technologies of automation of these vehicles (VARC) are shown as a close reality and with the potential to cause great impacts on a society.In this context, there is a need to explore the perception of society, including the sector's organizational group, that is, the one who will be in direct contact with the new relative system of occurrences associated with the adoption of these technologies for road cargo transportation (TRC), so expectations of such use are analyzed. This analysis consists of comparing three social groups, being Academic (teachers and students), Indirectly involved in TRC (industrial sector, regulators, producers, customers) and Directly involved in TRC (drivers, transporters, fleet managers).For this, this final project presents a Systematic Literature Review in the area of autonomous vehicles, with greater depth to the road and cargo applications within the national context. An opinion poll was also carried out with 140 participants, with the aim of evaluating perceptions regarding this new technology. An empirical analysis of the results and a statistical analysis were carried out, which identified some of the main factors that influence the interest and behavior in the use of VARCs. Based on the information provided, this work contributes to measure the acceptability of such technology by Brazilian society, in order to potentiate the market in this sector to the challenges faced with the implementation of autonomous road freight vehicle systems on the country's roads, with industry 4.0 inception and consequent logistical evolution. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Ambiental
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.