Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32429
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LarissaOliveiraDaSilva_tcc.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito da pressão de abastecimento de água no ramal predial do Instituto Central de Ciências do Campus Darcy Ribeiro sobre o volume de água medido
Autor(es): Silva, Larissa Oliveira da
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Água - consumo
Universidade de Brasília (UnB) - Instituto Central de Ciências (ICC)
Hidrômetro
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 8-Nov-2022
Referência: SILVA, Larissa Oliveira da. Efeito da pressão de abastecimento de água no ramal predial do Instituto Central de Ciências do Campus Darcy Ribeiro sobre o volume de água medido. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta as análises do controle de pressão de abastecimento de água sobre os volumes de água medidos no Instituto Central de Ciências (ICC), no Campus Darcy Ribeiro, no mês de março de 2021. O ICC é a principal edificação no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) e apresenta o maior consumo de água dentre todas as edificações dos campi, e por isso foi selecionada para essa análise. Devido às medidas de segurança tomadas durante a pandemia do COVID-19, durante o mês de março de 2021, houve uma restrição máxima de acesso ao ICC, sendo limitado às pessoas previamente autorizadas. Com o consumo reduzido de forma significativa pela baixa circulação de usuários, foi possível identificar possíveis perdas nas instalações hidráulicas da edificação e a partir dos resultados obtidos foi possível estimar as perdas financeiras ocasionadas. A análise de pressão foi realizada a partir da observação em campo, em dois padrões distintos de amostragem, do manômetro instalado a jusante da Válvula Redutora de Pressão (VRP) instalada na entrada do ICC Sul. Paralelamente o hidrômetro ultrassônico instalado no mesmo ramal predial permitiu a obtenção dos dados de volume acumulado (m³) e vazão instantânea (m³/h) na entrada da edificação. A leitura foi realizada em três turnos distintos (manhã, tarde e noite), sendo os primeiros 15 dias com ajuste da Válvula Redutora de Pressão (VRP) para 30 mca a jusante e os últimos 15 dias com a pressão da rede de abastecimento(variando entre 40 e 50 mca). Apesar da redução no fluxo de pessoas no ICC, o volume de água medido no mês de março encontrara-se elevado, sendo superior a 7milm³de água, indicando a presença de perdas de água substanciais nas instalações prediais. Além disso, as análises de pressão sem o ajuste da VRP demonstraram que frequentemente o limite de 40 mca estabelecido pela NBR 5626/2020 foi ultrapassado, prejudicando a integridade e utilização das instalações e favorecendo perdas hídricas. O trabalho demonstra a importância do controle de pressão no volume de água perdido. Dessa forma, é necessário a busca ativa de falhas e o monitoramento nas instalações hidráulicas da edificação para garantir as devidas manutenções e controle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.