Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3242
Título: | Os alunos com altas habilidades/superdotação : uma proposta de atendimento |
Autor(es): | Tozato, Marcela Rúbia |
Orientador(es): | Cupolillo, Mercedes Villa |
Assunto: | Superdotados Educação especial |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 5-Abr-2012 |
Referência: | TOZATO, Marcela Rúbia. Os alunos com altas habilidades/superdotação: uma proposta de atendimento. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Atualmente vivencia-se uma nova fase na esfera da Educação Especial, vinda com a Nova Política de Educação Especial numa perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que referencia entre outros a importância da construção de práticas educacionais para os alunos com altas habilidades/ superdotação. Portanto, o sentido maior desse trabalho é de propor a Secretaria Municipal de Educação de Linhares a construção de práticas educacionais para alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e baseada na pesquisa-ação, através da entrevista não estruturada. As instituições pesquisadas foram o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S), e da Associação Brasileira para Altas Habilidades/ Superdotação (ABAHSD), todos dois situados em Vitória, capital do Espírito Santo. Podemos dizer que para desenvolver essa proposta foi necessário das práticas, já existentes, além do aprofundamento teórico e este último foi de grande valia, para uma proposta muito mais estruturada. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3242 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons