Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcelaRubiaTozato.pdf551,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os alunos com altas habilidades/superdotação : uma proposta de atendimento
Autor(es): Tozato, Marcela Rúbia
Orientador(es): Cupolillo, Mercedes Villa
Assunto: Superdotados
Educação especial
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 5-Abr-2012
Referência: TOZATO, Marcela Rúbia. Os alunos com altas habilidades/superdotação: uma proposta de atendimento. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Atualmente vivencia-se uma nova fase na esfera da Educação Especial, vinda com a Nova Política de Educação Especial numa perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que referencia entre outros a importância da construção de práticas educacionais para os alunos com altas habilidades/ superdotação. Portanto, o sentido maior desse trabalho é de propor a Secretaria Municipal de Educação de Linhares a construção de práticas educacionais para alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e baseada na pesquisa-ação, através da entrevista não estruturada. As instituições pesquisadas foram o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S), e da Associação Brasileira para Altas Habilidades/ Superdotação (ABAHSD), todos dois situados em Vitória, capital do Espírito Santo. Podemos dizer que para desenvolver essa proposta foi necessário das práticas, já existentes, além do aprofundamento teórico e este último foi de grande valia, para uma proposta muito mais estruturada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons