Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MoniqueRibeiroLimaQueiroz_tcc.pdf518,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da lei 13.341/2017 na garantia dos direitos da criança e do adolescente
Autor(es): Queiroz, Monique Ribeiro Lima
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Escuta especializada
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: QUEIROZ, Monique Ribeiro Lima. Impactos da lei 13.341/2017 na garantia dos direitos da criança e do adolescente. 2022. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo visa identificar de que forma acontece a implementação da Lei 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Participaram do estudo três municípios do Espírito Santo. Utilizamos um questionário com questões objetivas e subjetivas acerca de seis itens: comitê de gestão colegiada, fluxo, escuta especializada, equipamentos, capacitação e modelo de registro. Os resultados demonstram que apesar da Lei 13.431 de 2017 trazer um novo olhar para a escuta de crianças e adolescentes, com ênfase no estabelecimento do fluxo de atendimento como forma de evitar a revitimização, o texto normativo ainda não está sendo cumprido. Dentre os impasses identificados estão: ausência do fluxo instalado e protocolos de atendimento; falta de capacitação para os profissionais; polêmicas na delimitação dos profissionais e equipamentos públicos responsáveis pelos procedimentos de escuta especializada e de depoimento especial; e, desconhecimento das normativas pela rede de proteção à criança e ao adolescente. Concluímos que o sentido e significado da Lei na defesa, promoção e controle dos direitos das crianças e adolescentes estão em processamento e assimilação, fato que demanda pela presença de especialistas que compreendem a lei e que consigam por meio de dispositivos linguísticos torná-la acessível aos municípios. Processo que torna crucial o investimento e suporte orçamentário das esferas estaduais e federais para a estruturação dos serviços e na formação dos agentes públicos com compromisso ético no exercício da profissão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.