Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VictorSchneiderPinheiro_tcc.pdf10,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência das pesquisas eleitorais nas estratégias discursivas dos debates de 1º turno ao governo de São Paulo em 2018
Autor(es): Pinheiro, Victor Schneider
Orientador(es): Brandão Júnior, Francisco de Assis Alves
Assunto: Eleições
Discurso político
Campanha eleitoral
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: PINHEIRO, Victor Schneider. A influência das pesquisas eleitorais nas estratégias discursivas dos debates de 1º turno ao governo de São Paulo em 2018. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho analisa a estratégia discursiva dos candidatos ao governo de São Paulo em quatro debates das eleições de 2018 com base na teoria funcional de análise a partir da evolução do desempenho individual nos levantamentos de intenção de voto registrados no Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo é responder à seguinte questão: como as pesquisas de opinião influenciaram as estratégias dos candidatos a governador de São Paulo nos debates eleitorais de 2018?Os resultados mostram que o aumento do volume de ataques direcionados a candidatos mais bem colocados tende a aumentar, mas não se aplica a todos. Ataques também predominaram mais do que aclamações e defesas no agregado, reforçando os achados de outros autores brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.