Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroHenriqueDeSousaSantos_tcc.pdf886,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Se ‘toda prisão é política’, ‘força na luta e foco na vitória!’ : a articulação dos grupos e associações anti-cárcere no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Pedro Henrique de Sousa
Orientador(es): Maciel, Welliton Caixeta
Assunto: Sistema penitenciário
Prisão (Direito penal)
Tortura
Data de apresentação: Jun-2022
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: SANTOS, Pedro Henrique de Sousa. Se ‘toda prisão é política’, ‘força na luta e foco na vitória!’: a articulação dos grupos e associações anti-cárcere no Distrito Federal 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Buscou-se, neste trabalho, compreender a configuração da luta anti-cárcere no Distrito Federal e como se organizam grupos, associações e membros ligados ao tema, suas formas de articulação enquanto coletivo, bem como dos atores individuais, como que se dá a interação destes com familiares de apenados e sua inserção nas instituições públicas locais. Para tanto, partiu-se da hipótese de que o diálogo e a atuação desses grupos junto às instituições públicas, bem como a inserção de agentes públicos simpatizantes à pauta da luta anti-cárcere, podem possibilitar o encaminhamento de demandas. A partir de pesquisa de natureza qualitativa, o trabalho de campo foi estruturado em duas fases: 1) levantamento documental e pesquisa bibliográfica sobre: movimentos sociais,sociedade civil organizada, associações, grupos sociais, abolicionismo penal, combate ao racismo, entre outros temas correlatos; 2) trabalho de campo consistente na realização de entrevistas com membros de grupos e associações ligados à luta anti-cárcere,à prevenção e ao combate à tortura no sistema prisional. Concluiu-se que a presença de membros desses grupos e associações junto às instituições do Estado, desde a participação em Mecanismos e Comissões até mandatos eletivos, tem possibilitado a criação de espaços de discussão e encaminhamento de demandas relativas à luta anti-cárcere. Todavia, a agenda pelo desencarceramento encontra grandes desafios à sua efetiva implementação no Distrito Federal, passando pelos entraves internos dos grupos e associações, bem como pela simpatia e adesão à causa pelos governantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.