Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32402
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GracileneDaSilvaBarbosa_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As experiências com as práticas restaurativas no sistema socioeducativo do Amazonas
Autor(es): Barbosa, Gracilene da Silva
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Sistema socioeducativo
Unidade do sistema socioeducativo
Práticas restaurativas
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 6-Nov-2022
Referência: BARBOSA, Gracilene da Silva. As experiências com as práticas restaurativas no sistema socioeducativo do Amazonas. 2022. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Não é de hoje que o mundo inteiro convive com relações conflituosas, observam-se conflitos: na Família, nas comunidades, nas escolas, no campo de trabalho, nas crianças, nos adultos... O objetivo do estudo é destacar a experiência dos Técnicos que atuam com as práticas restaurativas, nos centros socioeducativos de privação de liberdade da cidade de Manaus e a importância dessas práticas para manter a cultura de paz, na resolução de outros eventuais conflitos nas relações de trabalho e familiares dos adolescentes, bem como contribuir com o banco de dados do Departamento de Atendimento Socioeducativo - DASE. O estudo fundamentou-se na abordagem metodológica, materialista, histórica e dialética, com abordagem qualitativa, fundamentada na concepção bibliográfica, exploratória e descritiva. Aplicaram-se questionários estruturados de perguntas abertas e entrevistas narrativas in loco, junto a Técnicos que trabalham com práticas restaurativas nos centros socioeducativos: Assistente Social Dagmar Feitosa, Senador Raimundo Parente e Internação Feminina e o Juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas. Mesmo com pouco investimento da esfera pública na formação continuada através do TJAM, alguns Técnicos têm obtido resultados positivos na Justiça Restaurativa em Manaus.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.