Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiseleSilvaSa_tcc.pdf823,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acolhimento institucional e familiar para crianças e adolescentes : análise da produção científica de 2016 a 2021
Autor(es): Sá, Gisele Silva
Orientador(es): Silva, Jardel Pereira da
Assunto: Acolhimento institucional
Crianças e adolescentes - rede de proteção
Família
Data de apresentação: 28-Mar-2021
Data de publicação: 6-Nov-2022
Referência: SÁ, Gisele Silva. Acolhimento institucional e familiar para crianças e adolescentes: análise da produção científica de 2016 a 2021. 2021. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo do estudo foi o de discutir o processo de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, em especial com crianças e adolescentes institucionalizados, e trazer para a discussão a relevância da construção de vinculações afetivas para o desenvolvimento do sujeito, com base nos dados encontrados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa na Base de Dados de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com o recorte de pesquisa na área da psicologia social, campo de atuação e pesquisa da autora do trabalho. Após triagem inicial foram encontradas 174 publicações, dentre as quais somente duas estavam alinhadas com o tema proposto. As publicações nos trouxeram como dados a semelhança apresentada pela crianças e adolescentes do acolhimento com o espaço familiar, os estigmas sociais enfrentados por elas e o perfil dos profissionais de psicologia que estão inseridos nessas unidades. Com a pesquisa também foi possível observar um déficit de produção acadêmica com esse recorte na região nordeste, uma vez que as produções se concentram em uma única localidade.
Resumén: El objetivo del estudio fue discutir el proceso de fortalecimiento de vínculos familiares y comunitarios, especialmente con niños y adolescentes institucionalizados, y traer a la discusión la relevancia de la construcción de vínculos afectivos para el desarrollo del sujeto, a partir de los datos encontrados. Por ello, se realizó una investigación cuantitativa y cualitativa en la Base de Datos de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior, con el corte investigativo en el área de la psicología social, campo de trabajo e investigación del autor de la obra. Después de la selección inicial, se encontraron 174 publicaciones, entre las cuales solo dos estaban alineadas con el tema propuesto. Las publicaciones nos trajeron como datos la similitud que presentan los niños y adolescentes del acogimiento con el espacio familiar, los estigmas sociales que enfrentan y el perfil del profesional de la psicología que se inserta en esas unidades. Con la investigación también fue posible observar un déficit de producción académica con este corte en la región nororiental, ya que las producciones se concentran en una sola localidad.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.