Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GirleneMoreiraDaSilvaDeJesus_tcc.pdf315,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Discriminação racial e adoção : um estudo sobre as questões étnico-raciais no processo adotivo de crianças negras na região nordeste
Autor(es): Jesus, Girlene Moreira da Silva de
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Discriminação racial
Adoção
Crianças negras
Racismo
Data de apresentação: 21-Fev-2022
Data de publicação: 6-Nov-2022
Referência: JESUS, Girlene Moreira da Silva de. Discriminação racial e adoção: um estudo sobre as questões étnico-raciais no processo adotivo de crianças negras na região nordeste. 2022. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho discute a discriminação racial presente no processo adotivo de crianças e adolescente negras da região adotivo a partir dos dados levantados do Sistema Nacional de Adoção (SNA) e pesquisa bibliográfica de trabalhos que versam sobre a discriminação racial no processo adotivo. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de pesquisas cientificas, legislações e demais materiais disponibilizados em meio eletrônico. Será abordado os aspectos jurídicos do processo de adoção a partir de normativos legais como a Constituição Federal de (1988) e Estatuto da Criança e Adolescente (1990), as expectativas dos pretendentes a adotar expressadas pelos dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA), o racismo estrutural partindo da visão do autor Silvio Almeida (2019) enquanto um dos fatores determinantes para a longa permanência de crianças e adolescentes negras na fila de adoção, concluindo-se que a questão racial também atravessa o campo da adoção, influenciando significativamente para a não escolha de crianças negras por parte dos pretendentes e, consequentemente, a permanecem por muitos anos à espera da adoção.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.