Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielaGarciaPlazaTeixeira_tcc.pdf562,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da pandemia nas medidas socioeducativas em meio aberto nos anos de 2020 e 2021 : percepções dos trabalhadores da cidade de São Paulo
Autor(es): Teixeira, Gabriela Garcia Plaza
Orientador(es): Oliveira, Adriana da Silva Ramos de
Assunto: Medidas socioeducativas em meio aberto
Pandemia
covid-19
Socioeducação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 4-Nov-2022
Referência: TEIXEIRA, Gabriela Garcia Plaza. Impactos da pandemia nas medidas socioeducativas em meio aberto nos anos de 2020 e 2021: percepções dos trabalhadores da cidade de São Paulo. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho foi a tentativa de compreensão do impacto da pandemia COVID-19 nos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE-MA) e, como objetivo específico, a investigação de como esses impactos aparecem nos discursos dos trabalhadores desses serviços. Para tanto, foi enviado um questionário virtual em grupos de WhatsApp, contendo perguntas abertas e fechadas sobre a temática, que foram respondidos por trabalhadores de SMSE-MA da cidade de São Paulo que atuaram nestes serviços nos anos de 2020 e/ou 2021. O método utilizado para análise das respostas foi o processo de saturação (BROIDE, ESTIVALET, 2018), que resultou em dez categorias de análise (Eixos): 1- Atendimento remoto e vínculo prejudicado; 2- Agravamento das desigualdades socioeconômicas e violências estruturais durante a pandemia; 3- Saúde física e mental dos trabalhadores dos SMSE-MA; 4- Falta de apoio institucional; 5- Relação do SMSE-MA. com o Poder Judiciário; 6- Retomada descuidada da execução das medidas em meio aberto; 7- Articulação de rede fragilizada e parcerias prejudicadas; 8- Grande no número de atendidos; 9- Coletividade prejudicada pela suspensão dos grupos/oficinas presenciais; 10- Pontos positivos e aprendizados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.