Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32384
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NaiaraNorbertaDaSilvaMoura_tcc.pdf573,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A negligência parental e uso de substâncias psicoativas : estudo de caso no centro de referência especializado de assistência social (CREAS) de Coelho Neto - MA
Autor(es): Moura, Naiara Norberta da Silva
Orientador(es): Mesquita, Rafaela Vilarinho
Assunto: Violência contra crianças e adolescentes
Negligência parental
Abandono de incapaz
Substâncias psicoativas - consumo
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 4-Nov-2022
Referência: MOURA, Naiara Norberta da Silva. A negligência parental e uso de substâncias psicoativas: estudo de caso no centro de referência especializado de assistência social (CREAS) de Coelho Neto - MA. 2022. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa, inserida na área temática sobre violência contra criança e adolescente: violação de direitos, tem por intuito discorrer sobre a possível relação entre o uso de substâncias psicoativas (SPA) e a negligência parental sofrida por crianças e adolescentes atendidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Coelho Neto, Maranhão (MA), especificamente entre os anos de 2019 e 2021. Estudos e estatísticas oficiais atestam a realidade de que pelo menos 90% de crianças e adolescentes são acolhidas em abrigos ou famílias acolhedoras devido ao fato de os responsáveis serem dependentes ou usuários dessas substâncias. Portanto, o objetivo geral consistiu em verificar se existe relação entre o uso de SPA e a negligência sofrida por crianças e adolescentes atendidas no CREAS de Coelho Neto - MA, o que foi confirmado pelos resultados. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico e conceitual e a análise de documentos contendo dados sobre o tema, que demonstraram que existe realmente uma demanda de casos de abandono de incapaz relacionados à negligência pelo uso de substâncias psicoativas no referido CREAS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.