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dc.contributor.advisorCarvalho, Claudiane Silva-
dc.contributor.authorEgídio, Naiara Cristina do Prado-
dc.identifier.citationEGÍDIO, Naiara Cristina do Prado. Efeitos da parceria família-escola na educação infantil: um estudo de caso realizado no Instituto Educacional Ararajuba. 2022. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar a importância da relação das famílias no processo de escolarização e destacar a cooperação entre família e escola na educação infantil. Pretendeu-se identificar os fatores comportamentais dos indivíduos pesquisados dentro do seu convívio familiar e social, descrever a realidade familiar dos alunos e alunas da instituição, além de relatar a opinião dos pais e do corpo docente sobre a participação e a importância da família no desenvolvimento escolar, social e cognitivo dos educandos. Para alcançar tais objetivos realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como um estudo de caso no Instituto Educacional Ararajuba, situado na Comunidade Jardim Teresópolis, cidade de Betim/Minas Gerais. Os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com cinco professoras e dez mães de alunos. As participantes formam ouvidas e a partir de suas repostas foi possível mensurar a relação família-escola, concluindo que a escola pode ser uma aliada da família para amenizar os impactos causados pelas desigualdades sociais, bem como a relação de cooperação entre escola e família pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEfeitos da parceria família-escola na educação infantil : um estudo de caso realizado no Instituto Educacional Ararajubapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T22:24:13Z-
dc.date.available2022-11-04T22:24:13Z-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32383-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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