Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32382
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NadjaCerqueiraSouzaAndrade_tcc.pdf414,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Socioeducação e saúde mental : experiências da enfermagem no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Autor(es): Andrade, Nadja Cerqueira Souza
Orientador(es): Carvalho, Claudiane Silva
Assunto: Medidas socioeducativas
Adolescentes - saúde mental
Saúde mental - assistência
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 4-Nov-2022
Referência: ANDRADE, Nadja Cerqueira Souza. Socioeducação e saúde mental: experiências da enfermagem no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. 2022. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de explicitar a importância da assistência em saúde mental a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas – de acordo com as normativas da PNAISARI e SINASE – bem como apresentar toda a articulação do processo de atendimento inicial desses adolescentes com a rede Sistema Único de Saúde. Por meio das pesquisas bibliográfica, documental, bem como da observação participante, buscou-se demonstrar a dinâmica do trabalho ofertado pela equipe especializada em saúde mental e da prestação do serviço de enfermagem para o acolhimento e admissão do adolescente em conflito com a lei na unidade socioeducativa. A observação desta pesquisadora e profissional da enfermagem, bem como a convivência com profissionais que atuam em unidades de atendimento do sistema socioeducativo foram utilizadas para demonstrar a importância e os desafios dessa assistência à saúde mental destinada aos adolescentes privados de liberdade pelo cometimento de atos infracionais graves. Concluiu-se que, apesar dos esforços, a oferta do serviço de saúde mental aplicada em articulação com a rede Sistema Único de saúde nas Unidades de Atendimento Socioeducativo da Bahia ainda enfrenta sérios desafios para sua efetividade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.