Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BeatrizPessoaPinheiro_tcc.pdf406,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crise da democracia brasileira : o caso da censura literária na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2019
Autor(es): Pinheiro, Beatriz Pessoa
Orientador(es): Trindade, Thiago Aparecido
Assunto: Democracia
Brasil - política e governo
Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo
Censura
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 3-Nov-2022
Referência: PINHEIRO, Beatriz Pessoa. Crise da democracia brasileira: o caso da censura literária na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2019. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a censura como um elemento da crise da democracia em curso no Brasil, com foco nos acontecimentos da Bienal do Rio de Janeiro de 2019. A partir da análise da literatura sobre crise da democracia, e especialmente sobre a crise da democracia no Brasil, é possível perceber que, embora a democracia sempre tenha enfrentado grandes obstáculos para se consolidar no Brasil, a partir de 2016 (após o golpe que demoveu Dilma Rousseff do poder) esta crise parece estar se acentuando. Em 2018, com a eleição de um governo de extrema direita, mecanismos de censura e demais ataques à democracia se tornaram comuns no Brasil, representando um flagrante risco às instituições democráticas. O trabalho mostra como a censura ocorrida na Bienal é apenas uma das consequências da ascensão de governos conservadores e autoritários no país.
Abstract: The undergraduate thesisaims to analyze censorship as an element of the ongoing crisis of democracy in Brazil, focusing on the events of the Rio de Janeiro’s Bienalof 2019of democracy in Brazil, it is possible to notice that, although democracy has always faced great obstaclesto consolidate in Brazil, from 2016 (after the coup that removed Dilma Rousseff from power) this crisis seems to be getting worse. In 2018, with the election of a far-right government, censorship mechanisms and other attacks on democracy became common in Brazil, representing a flagrant risk to democratic institutions. The work shows how the censorship that took place at the Bienal is just one of the consequences of the rise of conservative and authoritarian governments in the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.