Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/32355
| Título: | Os percursos para a materialização das práticas restaurativas de adolescentes em conflito com a lei no estado do Piauí |
| Autor(es): | Cruz, Francisco Hélio de Almeida |
| Orientador(es): | Estivalet, Anelise Gregis |
| Assunto: | Justiça restaurativa Adolescentes infratores Práticas restaurativas |
| Data de apresentação: | 6-Mar-2022 |
| Data de publicação: | 31-Out-2022 |
| Referência: | CRUZ, Francisco Hélio de Almeida. Os percursos para a materialização das práticas restaurativas de adolescentes em conflito com a lei no estado do Piauí. 2022. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
| Resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade examinar os desafios referentes à implantação das práticas restaurativas com adolescentes em conflito com a lei no Estado do Piauí buscando verificar os principais obstáculos que impedem as instituições de adotar esse método de conciliação no sistema socioeducativo. São objetos de investigação
o Centro Educacional Masculino (CEM), o Centro Educacional Feminino (CEF), o Centro Educacional de Internação Provisória do Piauí (CEIP) e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí- PI. Trata-se de pesquisa bibliográfica-documental e pesquisa de campo nas referidas instituições, sendo constatado que em nenhuma delas existe a prática restaurativa como mediadora de conflitos, embora no atual Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo haja a previsão de implantação até 2023 nas unidades promotoras de medidas socioeducativas como o CEM e o CEF, por exemplo. Os resultados apontaram que atualmente estão em fase de efetivação dois núcleos de justiça restaurativa no Estado: Núcleo Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e o Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas do Ministério Público do Estado do Piauí (NUPAR) – Casa Mamorana do MPPI. Deste modo, considera-se uma atuação tímida dessa importante medida de conciliação entre vítimas e autores. |
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.