Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FranciscoCamiloDeAmorimMelo_tcc.pdf636,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direito à conectividade e socioeducação
Autor(es): Melo, Francisco Camilo de Amorim
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Conectividade
Socioeducação
Adolescentes em privação de liberdade
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: MELO, Francisco Camilo de Amorim. Direito à conectividade e socioeducação. 2022. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho destaca a conectividade como um direito de todos e sua aplicabilidade no contexto de medidas socioeducativas de meio fechado. Para tanto, adotou-se a implementação do projeto EduLivre como modelo de estudo sobre a influência do ensino digital no contexto da medida socioeducativa de internação. O método utilizado foi desenvolvido por meio de um estudo retroativo e o levantamento de dados obtido em decorrência da aplicação de formulários, entrevista, registros digitais e a própria visão do pesquisador que integrava a aplicabilidade do projeto em uma unidade socioeducativa. As normas internacionais e internas evidenciam a necessidade de inclusão digital e o direito à conectividade tem aplicabilidade no âmbito socioeducativo ressalvadas as restrições legais e a própria decisão judicial imposta. Quanto à divulgação dos resultados obtidos verifica-se que houve contradições entre as hipóteses originalmente levantadas e entre os dados obtidos, de modo a descrever que o ensino digital apresenta falhas cujas respostas carecem de aprofundamento em estudos futuros. Os dados revelam que o uso das mídias digitais pelo Projeto EduLivre ocasionaram impactos na rotina socioeducativa como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino, porém limitado por condições diversas, sendo, portanto, precoce afirmar a independência do ensino digital em relação ao processo de ensino convencional na unidade socioeducativa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.