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Título: Percalços da socioeducação em semiliberdade para jovens de Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro
Autor(es): Paulino, Francisca Jerusa Gomes
Orientador(es): Lima, Adalberto de Salles
Assunto: Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD)
Socioeducação
Semiliberdade
Data de apresentação: 22-Fev-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: PAULINO, Francisca Jerusa Gomes. Percalços da socioeducação em semiliberdade para jovens de Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro. 2022. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de campo no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente - CRIAAD em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. O interesse de pesquisa foi despertado a partir das dificuldades para o desenvolvimento do projeto de socioeducação percebidas no atendimento aos jovens do CRIAAD Campos dos Goytacazes, descortinando o seguinte problema: Porque as políticas públicas para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade em Campos dos Goytacazes-RJ ainda são uma realidade longínqua? O que impede o seu pleno desenvolvimento e como isso impacta na vida da juventude atendida? Definiu-se, então, como objetivos específicos: investigar as dificuldades apontadas pelos jovens em atendimentos do CRIAAD Campos sobre o cumprimento de suas medidas socioeducativas de semiliberdade e refletir sobre o contexto histórico, social e econômico em que o CRIAAD está inserido e seus impactos para a juventude atendida. Para tanto, em uma abordagem qualitativa, utilizou-se o método empírico na coleta de dados e a pesquisa teórica exploratória para as discussões e análises dos dados coletados. Reuniu-se um referencial teórico não somente de consulta, mas que possibilitou subsídios para uma compreensão aprofundada dos percalços que envolvem a socioeducação de semiliberdade no CRIAAD em suas dimensões conceituais e contextuais. Os resultados alcançados foram análises e hipóteses discursivas que tratam, por exemplo, das desigualdades sociais, do racismo estrutural, da exclusão social e da pobreza política, como geradores dos percalços levantados.
Abstract: This work was developed from the field experience at the Integrated Resource Center for Adolescent Care - CRIAAD in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. The research interest was aroused from the difficulties for the development of the socio-education project perceived in that institution, revealing the following problem: Because public policies for young people in compliance with socio-educational measures of semi-liberty in Campos dos Goytacazes-RJ are still a reality far away? What prevents their full development and how does this impact the lives of the youth served? It was defined, then, as specific objectives: to investigate the difficulties pointed out by young people in CRIAAD Campos assistance regarding the fulfillment of their socio-educational measures of semi-liberty and to reflect on the historical, social and economic context in which CRIAAD is inserted and its impacts for the youth served. Therefore, in a qualitative approach, the empirical method was used to collect data and the exploratory theoretical research to raise discussions and analysis of the collected data. A theoretical reference was gathered, not only for consultation, but which enabled subsidies for an in-depth understanding of the mishaps that involve semiliberty socio-education in CRIAAD in its conceptual and contextual dimensions. The results achieved were analyzes and discursive hypotheses that deal, for example, with social inequalities, structural racism, social exclusion and political poverty, as generators of the obstacles raised.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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