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Título: Estratégias de profissionais de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para o enfrentamento da evasão escolar
Autor(es): Buoso, Fernanda Papa
Orientador(es): Ferreira, Sueli Mamede Lobo
Assunto: Evasão escolar
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: BUOSO, Fernanda Papa. Estratégias de profissionais de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para o enfrentamento da evasão escolar. 2022. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A educação vai de encontro não apenas ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas também garante o exercício da cidadania e a preparação para o mercado de trabalho. Nesse âmbito da educação, existe a problemática da evasão escolar. Esta se caracteriza quando um aluno abandona a escola ou foi reprovado em determinado ano e não faz a matrícula no ano seguinte. Há fatores de risco para a evasão escolar consolidados na literatura científica, como o baixo status socioeconômico, o fracasso acadêmico e os problemas de comportamento. No presente estudo o objetivo foi de analisar quais dispositivos e recursos os profissionais de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) utilizam para prevenir a evasão escolar das crianças, atendidas através da abordagem qualitativa. Com a realização de uma entrevista com dois profissionais do referido Serviço, foi possível verificar que o SCFV mobiliza a família do usuário, realizando o acolhimento e intervenção familiar, assim como articula-se com outros órgãos e serviços da rede socioassistencial para prevenir e enfrentar a evasão escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
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