Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/32347
Título: | Estratégias de profissionais de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para o enfrentamento da evasão escolar |
Autor(es): | Buoso, Fernanda Papa |
Orientador(es): | Ferreira, Sueli Mamede Lobo |
Assunto: | Evasão escolar Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Crianças e adolescentes - proteção social |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 31-Out-2022 |
Referência: | BUOSO, Fernanda Papa. Estratégias de profissionais de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para o enfrentamento da evasão escolar. 2022. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A educação vai de encontro não apenas ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas também garante o exercício da cidadania e a preparação para o mercado de trabalho. Nesse âmbito da educação, existe a problemática da evasão escolar. Esta se caracteriza quando um aluno abandona a escola ou foi reprovado em determinado ano e não faz a matrícula no ano seguinte. Há fatores de risco para a evasão escolar consolidados na literatura científica, como o baixo status socioeconômico, o fracasso acadêmico e os problemas de comportamento. No presente estudo o objetivo foi de analisar quais dispositivos e recursos os profissionais de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) utilizam para prevenir a evasão escolar das crianças, atendidas através da abordagem qualitativa. Com a realização de uma entrevista com dois profissionais do referido Serviço, foi possível verificar que o SCFV mobiliza a família do usuário, realizando o acolhimento e intervenção
familiar, assim como articula-se com outros órgãos e serviços da rede socioassistencial para prevenir e enfrentar a evasão escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.