Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FatimaDeNazareDosSantosNunes_tcc.pdf565,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos fundamentais e princípio da proteção integral : uma análise exploratória sobre a situação do trabalho infantil no Maranhão
Autor(es): Nunes, Fátima de Nazaré dos Santos
Orientador(es): Díaz Arce, Sergio Ruiz
Assunto: Trabalho infantil
Crianças e adolescentes - proteção social
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Políticas públicas
Data de apresentação: 5-Mar-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: NUNES, Fátima de Nazaré dos Santos. Direitos fundamentais e princípio da proteção integral: uma análise exploratória sobre a situação do trabalho infantil no Maranhão. 2022. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Neste trabalho discute-se sobre o panorama relacionado ao trabalho infantil no contexto brasileiro. Entende-se como trabalho infantil todos os tipos de atividades que possam colocar crianças e adolescente em uma situação de risco, pois a dedicação ao trabalho antes da idade mínima permitida pode afastar esses indivíduos do exercício de direitos fundamentais, como é o caso do acesso à educação. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral abordar sobre a problemática do trabalho infantil, elucidando, assim, sob o aspecto do princípio da proteção integral à criança e ao adolescente, tendo enfoque no estado do Maranhão. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de artigos e livros publicados no Brasil no período de 2008 a 2018, e análise documental, junto aos dados de órgãos governamentais sobre o trabalho infantil para responder ao seguinte problema de pesquisa: de que forma as políticas públicas voltadas a diminuição dos índices de trabalho infantil têm contribuído com a redução de crianças e adolescentes nesta situação em São Luís, Maranhão? O intuito é o de discutir sobre os efeitos de tais políticas na redução desses índices, o que justifica a relevância social do estudo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.