Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FabianaOliveiraDosSantosLima_tcc.pdf397,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios práticos e conceitual dos conselhos tutelares quanto a efetivação das medidas de proteção da lei 8.069, de 13 de julho de 1990 : medidas especificas de proteção, o conselho tutelar e o paradigma da proteção
Autor(es): Lima, Fabiana Oliveira dos Santos
Orientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Conselho tutelar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: LIMA, Fabiana Oliveira dos Santos. Desafios práticos e conceitual dos conselhos tutelares quanto a efetivação das medidas de proteção da lei 8.069, de 13 de julho de 1990: medidas especificas de proteção, o conselho tutelar e o paradigma da proteção. 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Resultado da pesquisa sobre os desafios práticos e conceituais do Conselho Tutelar do Paranoá e Itapoã quanto a efetivação das medidas de proteção, essa pesquisa tem como um dos objetivos compartilhar os resultados obtidos através da pesquisa, bem como os conhecimentos produzidos e que podem ser explorados por aqueles que fazem arte do Sistema de Garantia de Direitos. Os temas abordados nos trabalhos de Conclusão de curso desta Especialização, buscou estar alinhados com as legislações pertinentes aos Direitos de Crianças e Adolescentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal, juntas fundamentam prioridades que focam “na formulação das políticas sociais públicas que se destinem ao atendimento de tais demandas, por exemplo, a destinação privilegiada de recursos públicos”, analisar de forma crítica, qual o papel do Conselho Tutelar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades enquanto órgão colegiado, e quais são os limites e possibilidades para a atuação dos Conselheiros(as).Tutelares. Um dos métodos empregados foi a pesquisa qualitativa, com análise de dados e entrevista a partir de um roteiro semiestruturado. Além das entrevistas, foram feitas análises bibliográficas com diversos autores que abordam a temática criança e adolescente, foram estudadas bibliografias de autores que possuem bastante conhecimento sobre o tema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.