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2022_KarineDeOliveira_ThaynaraFerreira_tcc.pdf543,4 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGutierres Filho, Paulo-
dc.contributor.authorOliveira, Karine Ribeiro de-
dc.contributor.authorFerreira, Thaynara dos Santos-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karine Ribeiro de; FERREIRA, Thaynara dos Santos. Atividades educativas em casa sob tutoria materna: aspectos facilitadores e dificultadores. 2022. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEstudo dedicado a analisar facilitadores e dificultadores para a realização de Atendimento Educacional em Casa (AEC), por meio de Tutoria Materna (TM), direcionada para proporcionar às crianças com deficiência oportunidade de brincar, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do COVID19, que impediu a vivência da educação física escolar. As atividades lúdicas (15 jogos)forampautadas no trinômio afetividade-ludicidade-autonomia e transmitidas para as mães em Cartões Explicativos. Participaram três díades (mãe-criança), dois meninos com Paralisia Cerebral e uma menina com Síndrome de Down, com idade de 9, 10 e 12 anos. Os resultados, relatados pelas mães em um portfólio de relatos, foram divididos em dois grupos: atividades realizadas e não realizadase discutidas a partir de três categorias conceituais chaves: adaptação, adequação e participação. As conclusões apontam como facilitadores da mediação o nível de formação profissional da mãe, a disponibilidade de um tempo de qualidade e a participação de outras crianças; como dificultadores, o estresse materno de assumir essa responsabilidade e a ausência do(a) professor(a) para construção de adaptações que contribuam para uma aprendizagem significativa. O AEC por meio de TM aproxima a escola da família e amplia os estímulos para o desenvolvimento das crianças com deficiência, logo, não se restringe ao isolamento social e deve continuar a ser estudado, como também, colocado em prática da maneira viável em cada realidade social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento Educacional em Casa (AEC)pt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.titleAtividades educativas em casa sob tutoria materna : aspectos facilitadores e dificultadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T15:36:59Z-
dc.date.available2022-10-31T15:36:59Z-
dc.date.submitted2022-09-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32343-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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