Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gutierres Filho, Paulo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Karine Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Thaynara dos Santos | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Karine Ribeiro de; FERREIRA, Thaynara dos Santos. Atividades educativas em casa sob tutoria materna: aspectos facilitadores e dificultadores. 2022. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo dedicado a analisar facilitadores e dificultadores para a realização de Atendimento Educacional em Casa (AEC), por meio de Tutoria Materna (TM), direcionada para proporcionar às crianças com deficiência oportunidade de brincar, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do COVID19, que impediu a vivência da educação física escolar. As atividades lúdicas (15 jogos)forampautadas no trinômio afetividade-ludicidade-autonomia e transmitidas para as mães em Cartões Explicativos. Participaram três díades (mãe-criança), dois meninos com Paralisia Cerebral e uma menina com Síndrome de Down, com idade de 9, 10 e 12 anos. Os resultados, relatados pelas mães em um portfólio de relatos, foram divididos em dois grupos: atividades realizadas e não realizadase discutidas a partir de três categorias conceituais chaves: adaptação, adequação e participação. As conclusões apontam como facilitadores da mediação o nível de formação profissional da mãe, a disponibilidade de um tempo de qualidade e a participação de outras crianças; como dificultadores, o estresse materno de assumir essa responsabilidade e a ausência do(a) professor(a) para construção de adaptações que contribuam para uma aprendizagem significativa. O AEC por meio de TM aproxima a escola da família e amplia os estímulos para o desenvolvimento das crianças com deficiência, logo, não se restringe ao isolamento social e deve continuar a ser estudado, como também, colocado em prática da maneira viável em cada realidade social. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento Educacional em Casa (AEC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.title | Atividades educativas em casa sob tutoria materna : aspectos facilitadores e dificultadores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T15:36:59Z | - |
dc.date.available | 2022-10-31T15:36:59Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32343 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|