Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IgorSouzaRocha_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito agudo do alongamento muscular passivo na variabilidade da frequência cardíaca
Autor(es): Rocha, Igor Souza
Orientador(es): Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto: Frequência cardíaca
Alongamento (Fisiologia)
Músculos
Data de apresentação: 27-Set-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: ROCHA, Igor Souza. Efeito agudo do alongamento muscular passivo na variabilidade da frequência cardíaca. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito agudo do alongamento muscular passivo na variabilidade da frequência cardíaca. A variabilidade da frequência cardíaca é uma técnica não invasiva usada para avaliar o sistema nervoso autônomo. O experimento foi realizado na faculdade de educação física, localizada na Universidade de Brasília. O alongamento muscular passivo foi aplicado em 25 pessoas jovens, aparentemente saudáveis, normotensas e que não estivessem participando de treinamento de flexibilidade por pelo menos 6 meses. Todos os indivíduos da amostra participaram do grupo controle, em que não foram alongados, e do grupo experimental, em que foram submetidos ao alongamento muscular passivo. A frequência cardíaca e pressão arterial foram aferidas. Os dados da variabilidade da frequência cardíaca não mostraram um aumento na predominância da atividade do sistema nervoso parassimpático. Apesar de uma inclinação para cima e para direita as condições pré vs pós não tiveram diferença estatisticamente significativa. (HF para alongamento pré vs pós P= 0,508) e (RMSSD para alongamento pré vs pós P= 0,411). Portanto, este trabalho b mostrou que não houve diferença na predominância dos índices da variabilidade da frequência cardíaca relacionada ao sistema nervoso parassimpático antes e após um alongamento muscular passivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.