Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaRicchieroDusek_tcc.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de criação de banco de dados informatizado do banco de sangue canino, do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília, UnB
Autor(es): Dusek, Fernanda Ricchiero
Orientador(es): Costa Júnior, Jair Duarte da
Assunto: Sangue - transfusão - animais
Cão
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 26-Out-2022
Referência: DUSEK, Fernanda Ricchiero. Proposta de criação de banco de dados informatizado do banco de sangue canino, do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília, UnB. 2019. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: m banco de sangue canino possui vários tipos de registro de informações. A organização destas informações apresenta muitos desafios, em especial porque estas se relacionam de forma complexa. Um banco de dados informatizado pode proporcionar diversas vantagens para o funcionamento de um banco de sangue canino, como a produção de análises estatísticas e o suporte a tomada de decisão para melhoria de desempenho. A possibilidade de rastrear as bolsas de sangue coletadas e analisar o seu histórico é de suma importância para o controle de qualidade e possibilita a visão global do funcionamento do banco de sangue para o aproveitamento de recursos mais eficiente. O presente trabalho de conclusão de curso propõe algumas melhorias na maneira de registrar as informações inerentes ao funcionamento do Banco de Sangue Canino(BSC)do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília. A criação de um código de registro de bolsas, o desenvolvimento de um sistema de banco de dados informatizado e a sugestão de novas fichas em papel e de etiqueta de identificação das bolsas de sangue são as propostas deste trabalho para aumentar a qualidade do funcionamento do BSC.
Abstract: A canine blood bank has several types of information record. The organization of this information has many challenges, especially as they relate in a complex way. A computerized database can provide several advantages for the functioning of a canine blood bank, such as the production of statistical analysis and decision-making support for performance improvement. The ability to track collected blood bags and analyze their history is a crucial factor for quality control and provides an overview of how the blood bank works for more efficient use of resources. This undergraduate thesis proposes some improvements in the way of recording the information inherent to the operation of the Canine Blood Bank(BSC) of the Veterinary Hospital of the University of Brasilia. The creation of a registration code, the development of a computerized database system and the suggestion of new paper records and blood bag identification tags are the proposals of this workto increase the quality of the operation of theBSC.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.