Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PatriciaDantasDoNascimento_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atribuições do conselho tutelar do municipio de Juína/MT na garantia dos direitos da criança e do adolescente
Autor(es): Nascimento, Patrícia Dantas do
Orientador(es): Ferreira, Sueli Mamede Lobo
Assunto: Conselho tutelar
Crianças e adolescentes - proteção social
Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Data de apresentação: 5-Mar-2022
Data de publicação: 25-Out-2022
Referência: NASCIMENTO, Patrícia Dantas do. Atribuições do conselho tutelar do municipio de Juína/MT na garantia dos direitos da criança e do adolescente. 2022. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de demonstrar as atribuições do Conselho Tutelar (CT) de Juína/MT na garantia dos direitos da criança e do adolescente a fim de avaliar como essa atuação é vista por parte dos pais/responsáveis e pela rede de atendimento. Com base em uma pesquisa bibliográfica qualitativa utilizando-se de dois (02) formulários, sendo um direcionado aos Conselheiros Tutelares com vinte e uma (21) questões, e o segundo direcionado a pais/responsáveis e componentes da rede de atendimento com seis questões (6). Percebe-se com os formulários preenchidos pelos membros do Conselho Tutelar que os pais e responsáveis desconhecem suas responsabilidades com os filhos, bem como as atribuições do CT; apesar de aqueles afirmarem que conhecem as atribuições e que o CT presta um bom serviço, isso na prática diária apresentada e juntada neste estudo. Na pesquisa aplicada para os Conselheiros Tutelares nota-se que o colegiado tem realizado atividades de divulgação, ampliação e conhecimento dos direitos da criança e do adolescente e, que ainda seja um trabalho de “formiguinha” tem surtido efeitos singelos, mas que ao longo do tempo vai se disseminando na sociedade da qual a realidade vem sendo mudada tanto por parte da sociedade como da rede de atendimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.