Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32288
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RosangelaFerreiraDaRochaSa_tcc.pdf327,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adolescentes do sistema socioeducativo e o atendimento em regime domiciliar : desafios do período pandêmico no ano de 2021
Autor(es): Sá, Rosangela Ferreira da Rocha
Orientador(es): Cândido, Flávia Ramos
Assunto: Socioeducação
Adolescentes - intervenção psicopedagógica
Medidas socioeducativas
Pandemia
Covid-19
Data de apresentação: 26-Fev-2022
Data de publicação: 21-Out-2022
Referência: SÁ, Rosangela Ferreira da Rocha. Adolescentes do sistema socioeducativo e o atendimento em regime domiciliar: desafios do período pandêmico no ano de 2021. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender como se deu o atendimento socioeducativo de adolescentes, realizado em regime domiciliar no contexto da pandemia da Covid-19, na Unidade Socioeducativa de Semiliberdade masculina de Araguaína (USL) no estado do Tocantins (TO). O texto foi construído por meio da revisão do referencial teórico que aborda o sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes no contexto nacional e a partir da análise das narrativas de educadores que trabalham com medidas socioeducativas. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa exploratória, utilização da observação participante e aplicação de um questionário a quatro agentes socioeducativos, atuantes na USL. Como resultado, a pesquisa mostrou que as narrativas dos pesquisados revelam sentimentos adversos relativos ao novo modelo de atendimento, reinvenções no seu papel enquanto socioeducador, insatisfação na falta de compromisso dos adolescentes com a medida e descrença nos resultados, considerando a aplicação da medida na modalidade remota e os desafios enfrentados nos atendimentos realizados no período pandêmico. Analisando os esforços da equipe socioeducativa, observou-se que o trabalho efetuado, ao que parece, não contribuiu para o sucesso da medida. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir com análises sobre a socioeducação e garantia da proteção integral dos adolescentes em cumprimento de medida a partir das reflexões trazidas sobre um período desafiador como o da pandemia da Covid-19.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.