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dc.contributor.advisorRodrigues, Dayane Silva-
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo de Oliveira da-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo de Oliveira da. O aprendizado profissional no processo de responsabilização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no estado de Sergipe. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um trabalho de conclusão de curso e especialização que tem como tema o Aprendizado Profissional no Processo de Responsabilização de Adolescentes que Cumprem Medida Socioeducativa de Internação no Estado de Sergipe. Tem Como objetivo geral identificar a importância do aprendizado profissional durante o acompanhamento socioeducativo de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação no estado de Sergipe, e como objetivos específicos evidenciar o espaço de aprendizado como ferramenta de apoio nas práticas pedagógicas como parte integrante das ações socioeducativas; descrever o papel do aprendizado profissional no processo de responsabilização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas; identificar as habilidades referentes à prática profissional dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Esta pesquisa justifica-se por tentar contribuir nos estudos sobre responsabilização dos adolescentes, através do aprendizado profissional, tornando-os capazes de retornar ao convívio de seus familiares e uma prática social mais efetiva. A relação do autor com o tema é evidenciada pelo fato de o pesquisador exercer a função de agente de segurança socioeducativo na Fundação Renascer, há 15 anos e atualmente ocupa o cargo de Diretor da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino - CASEM. A Fundação Renascer é responsável pela aplicação das medidas socioeducativas aos adolescentes no Estado de Sergipe. Quanto à metodologia, esta pesquisa configura-se como uma pesquisa descritiva e bibliográfica, tendo como abordagem tanto a pesquisa quantitativa, quanto qualitativa. Na coleta de dados foi aplicado um formulário desenvolvido com 11 questões (quatro abertas, sete fechadas de múltipla escolha) buscando verificar as opiniões dos adolescentes acerca do aprendizado profissional. Os respondentes desta pesquisa foi o total de 10 adolescentes, internos na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (CASEM) em cumprimento de media socioeducativa. Conclui-se, portanto, afirmando que os objetivos foram atingidos e a hipótese inicial foi confirmada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes em privação de liberdadept_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - intervenção psicopedagógicapt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.titleO aprendizado profissional no processo de responsabilização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no estado de Sergipept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-21T19:42:39Z-
dc.date.available2022-10-21T19:42:39Z-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32285-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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