Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RaquelBatistaPereira_tcc.pdf361,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perspectivas e realidades da introdução do lúdico na educação inclusiva : um estudo de caso do Colégio Estadual Tiradentes - GO
Autor(es): Pereira, Raquel Batista
Orientador(es): Carvalho, Claudiane Silva
Assunto: Educação inclusiva
Ludicidade
Pessoas com deficiência - estatuto legal, leis, etc.
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 20-Out-2022
Referência: PEREIRA, Raquel Batista. Perspectivas e realidades da introdução do lúdico na educação inclusiva: um estudo de caso do Colégio Estadual Tiradentes - GO. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições que o Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei n. º 13146/15, trouxe no âmbito da educação básica – anos finais do ensino fundamental e ensino médio – e como o lúdico pode ser um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes com deficiência, atuando de forma inclusiva e cidadã. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica e no estudo de caso, o qual foi realizado no Colégio Estadual Tiradentes, Distrito de Souzalândia no Município de Barro Alto-GO. Após ampla explanação da legislação vigente e do arcabouço teórico sobre o tema, verificou-se que a inserção do lúdico na educação contribui para o alcance dos conhecimentos acerca dos deveres, direitos e garantias, fazendo com que crianças e adolescentes aprendam com prazer e tenham estimulados o seu desenvolvimento, identidade e a autonomia. Por meio da pesquisa, verificou-se ainda que o educador que domina o uso da criatividade lúdica no contexto escolar é capaz de fazer com que o ensino seja significativo, conseguindo ter resultados mais satisfatórios diante do processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, inferiu-se que o lúdico é difundido e utilizado de forma tímida na escola pesquisada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.