Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EvertonLuizGoncalves_tcc.pdf768,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação extrajudicial do ministério público na garantia do direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes
Autor(es): Gonçalves, Éverton Luiz
Orientador(es): Silva, Jardel Pereira da
Assunto: Família - políticas de proteção social
Crianças e adolescentes - proteção social
Ministério Público (Brasil)
Direitos da criança e do adolescente
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 20-Out-2022
Referência: GONÇALVES, Éverton Luiz. A atuação extrajudicial do ministério público na garantia do direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. 2022. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa é uma primeira aproximação ao tema da atuação extrajudicial do Ministério Público na garantia do direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. A intenção, lançando mão da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da coleta de dados através da aplicação de questionário aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) no município de São Miguel do Oeste/SC, foi conhecer a atuação extrajudicial da 1ª Promotoria de Justiça, entre os anos de 2017-2021, através dos Procedimentos Administrativos. Nosso questionamento inicial foi se o MP tem contribuído para assegurar a garantia do direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, ou tem optado em aplicar a medida de acolhimento institucional como forma de garantia de direitos? Como resultado preliminar, obtivemos que, além do Ministério Público, os profissionais do SGDCA do município pesquisado têm envidado esforços na direção da defesa do direito à convivência familiar e comunitário de crianças e adolescentes, em detrimento do histórico uso do acolhimento institucional que separa o público infantojuvenil da convivência com a família de origem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.