Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32263
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AvaHeinrichScherdien_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O educador e o diretor teatral nas costuras pedagógicas
Autor(es): Scherdien, Ava Heinrich
Orientador(es): Brito, Giselle Rodrigues de
Assunto: Teatro - direção
Arte-educação
Movimento corporal
Dança
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 10-Out-2022
Referência: SCHRDIEN, Ava Heinrich. O educador e o diretor teatral nas costuras pedagógicas. 2021. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo contribuir para discussão sobre o processo pedagógico a partir da perspectiva do fazer teatral em coletivo e do recorte da experiência na direção teatral que tive oportunidade de vivenciar com o Coletivo de Teatro Enleio a partir de 2017. Para a construção dessa reflexão, este trabalho tem como desejo colaborar com a discussão crítica sobre o exercício nas artes cênicas do coletivo/colaborativo, na educação e na direção artística. Este estudo dialoga com os meus depoimentos e de outras pessoas, além da utilização de referências audiovisuais do processo do espetáculo Alomorfia, do qual sou diretor, na busca de trazer sensações, pensamentos, opiniões, sentimentos e percepções que se configuram nesse trabalho através do meu trajeto na direção e da pesquisa bibliográfica, assim tendo uma coleta de artigos, livros e revistas científicas para que sejam pontes de concordância, discordância ou apontamentos da presente pesquisa. Uso autores que corroboram com minhas curiosidades como Robson Carlos Haderchpek, Márcia Strazzacappa, Fátima Inês Tatto de Pellegrin, Rubem Alves, Rafael Ary, Mario Santana, Roberto Freire, Paulo Freire e Kamila Rodrigues Debortoli. Tais autores expõem temas sobre a pedagogia do diretor, a educação e os corpos na sala de aula, professor e filosofia de profissão, conceitos sobre o professor e educador, sobre teatro coletivo e teatro colaborativo e a junção ou não da função do professor e artista respectivamente para fomentar e alimentar a discussão desse trabalho. Concluo com auxílio de Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro para corroborar com reflexões, e tento de certa forma arrematar todo o processo deste projeto de uma forma que possibilite mais reflexões sobre o tema e ajude a alimentar novas pesquisas futuramente.
Abstract: This work aims to contribute to the analysis of the pedagogical process from the perspective of collective theatrical work and the many aspects of the experience in theater direction that I had the opportunity to have with the Enleio Theater Group from 2017 onwards. To construct this analysis, this work intends to collaborate with the discussion about the exercise in the performing arts of the collective/collaborative, in education and in artistic direction. This study dialogues with qualitative research methodologies in order to bring sensations, thoughts, opinions, feelings and perceptions that are shaped in this work through my path in theater direction and through other works and researches, by means of a collection of articles, books and scientific journals, in order to be bridges to agreement, disagreement or remarks of this research. I use authors that corroborate with my research such as Robson Carlos Haderchpek, Márcia Strazzacappa, Fátima Inês Tatto de Pellegrin, Rubem Alves, Rafael Ary, Mario Santana and Kamila Rodrigues Debortoli. These authors expose the director's pedagogy, education and bodies in the classroom, teacher and philosophy profession, reports on the teacher and educator, on collective theater and collaborative theater, as well as the joining or not of the role of teacher and artist respectively in fostering and feeding the discussion of this work. For the purpose of concluding this article I will corroborate with Ailton Krenak and Sidarta Ribeiro, I will also use audiovisual references and somehow try to finish this project in a way that allows more reflections on the topic and helps to discuss it further.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.