Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32262
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ErlonCoutoZacarias_tcc.pdf977,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão socioeducativa e a semiliberdade panóptica
Autor(es): Zacarias, Erlon Couto
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Semiliberdade
Adolescentes infratores
Medidas socioeducativas
Lumpemproletariado
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 7-Out-2022
Referência: ZACARIAS, Erlon Couto. Gestão socioeducativa e a semiliberdade panóptica. 2022. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O panóptico foucoultiano e suas construções histórico-conceituais relacionadas ao cárcere irão embasar e provocar conexões teóricas nesta pesquisa sobre a semiliberdade, enquanto medida socioeducativa e controle social, efetivados pela justiça juvenil brasileira através dos “CRIAM’-s, Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor,”1 criados pela Fundação Nacional de Bem Estar do Menor, através do Projeto de Descentralização do Atendimento a Menores no Rio de Janeiro, que a partir de 1988, transferia para municípios estratégicos e para o governo fluminense parte das atribuições institucionais da FUNABEM. Neste sentido os CRIAM’-s serão o principal objeto norteador das análises críticas deste estudo que envolve a restrição de liberdade dos adolescentes infratores em seu contexto econômico, social e político contemporâneo, enquanto sujeitos e protagonistas das ações ‘sociojurídicas e pedagógicas’ de escolarização obrigatória e formação profissionalizante, envoltos em um ciclo de vigilância e disciplina para o mundo do trabalho, através de práticas de biopoder e biopolítica, que se combinam com as consequências da necropolítica brasileira, em uma perspectiva de raça, classe, gênero e juventude, que se relacionam com uma pedagogia socioeducativa técnico-burocrática que necessita ser reinventada para um horizonte crítico e libertador em Paulo Freire.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.