Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Alessandra Lisboa da | - |
dc.contributor.author | Santos, Elaine Santana | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elaine Santana. O Núcleo de Justiça Restaurativa da Fundação Renascer do Estado de Sergipe: percurso de implantação à execução das ações. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em apresentar um relato sobre o percurso para a implantação do núcleo de
justiça restaurativa da Fundação Renascer que iniciou no ano de 2016 com o encaminhamento de um
caso envolvendo quatro adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade ao
núcleo do Tribunal de Justiça. Desde então as equipes da Renascer foram oportunizadas a participarem
de curso de formação para facilitadores e aplicarem a metodologia restaurativa na instituição com os
adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A proposta do núcleo é a implantação de
uma modalidade de diálogo que oportuniza a construção da cultura de paz entre todos os envolvidos e
para a comunidade socioeducativa, ressignificando os diálogos. Proporciona o protagonismo para
construção de futuro do próprio adolescente em cumprimento de medida, além da família e da
comunidade, de forma que possam interagir de forma direta e assumindo as responsabilidades e
entendendo o objetivo da medida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça restaurativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes infratores | pt_BR |
dc.title | O Núcleo de Justiça Restaurativa da Fundação Renascer do Estado de Sergipe : percurso de implantação à execução das ações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T21:05:46Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T21:05:46Z | - |
dc.date.submitted | 2022-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32256 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper consists in presenting a report about the journey towards the implementation of the restorative justice center at Renascer Foundation, which began in 2016 with the referral of a case
involving four adolescents serving a semi-probationary social and educational measure to the Court of
Justice. Since then, Renascer's teams have had the opportunity to participate in a training course for
facilitators and apply the restorative methodology in the institution with adolescents under social and
educational measures. The proposal of the nucleus is the implementation of a dialogue modality that
provides the opportunity to build the culture of peace among all involved and for the socio-educational
community, giving new meaning to the dialogues. It provides the protagonism for the construction of the
future of the adolescent himself, besides the family and the community, so that they can interact in a
direct way, assuming the responsibilities and understanding the objective of the measure. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|