Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EdnaldoFerreiraDaSilvaJunior_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O adoecimento mental em adolescentes e jovens privados de liberdade na cidade de Maceió
Autor(es): Silva Júnior, Ednaldo Ferreira da
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Atenção primária à saúde
Políticas públicas - saúde
Adolescentes em privação de liberdade
Saúde mental
Data de apresentação: 4-Mar-2022
Data de publicação: 7-Out-2022
Referência: SILVA JÚNIOR, Ednaldo Ferreira da. O adoecimento mental em adolescentes e jovens privados de liberdade na cidade de Maceió. 2022. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Estudar processos socioeducativos é considerar a totalidade do sujeito, entender sua individualidade, é compreender que tanto o período antecedente, como o próprio cumprimento da Medida de Internação, podem ser adoecedores, afetando drasticamente a saúde mental. É nesse contexto que discorreremos sobre o Adoecimento Mental em adolescentes e jovens privados de liberdade na cidade de Maceió. O objetivo geral deste trabalho é, apresentar de forma clara a dificuldade de abordagem técnica e prática, frente ao adoecimento mental de adolescentes e jovens no âmbito socioeducativo de internação. A metodologia utilizada é fruto de levantamento bibliográfico, valendose de recursos obtidos em artigos científicos, livros, cartilhas, periódicos eletrônicos, e bases de dados online. Adotou-se pesquisa do tipo exploratória, permitindo amplitude de conhecimento referente as variáveis. Empregou-se a pesquisa descritiva, registrando e analisando características que se relacionam com o fenômeno, e com o intuito de atender a proposta discriminada no escopo da temática pautada, foi executado trabalho de campo, aplicando questionário eletrônico por meio da plataforma Google Forms. A elaboração de estudo direcionado para o adoecimento mental em adolescentes e jovens privados de liberdade, é uma tarefa nada simplificada, principalmente quando o foco do trabalho propõe delimitação geográfica no campo de estudo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.