Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielOliveiraBatistaBrum_tcc.pdf685,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perspectivas de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto em Guarapari-ES
Autor(es): Brum, Daniel Oliveira Batista
Orientador(es): Lima, Adalberto de Salles
Assunto: Medidas socioeducativas
Adolescentes infratores
Políticas públicas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: BRUM, Daniel Oliveira Batista. Perspectivas de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto em Guarapari-ES. 2022. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida com objetivo de identificar as perspectivas relacionadas aos projetos de vida de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas - MSE em meio aberto, após a extinção desta medida e como as equipes técnicas as registram essas perspectivas nos Planos Individuais de Atendimento (PIAs), no programa de atendimento socioeducativo em meio aberto da cidade de Guarapari-ES. Com abordagem qualitativa, foram levantadas informações para compreensão do tema, inicialmente por meio de pesquisa de bibliografias acadêmicas e análise da relação das bibliografias com os documentos técnicos produzidos pela equipe multidisciplinar. Foram analisados documentos sobre todos os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas do município no mês de janeiro de 2022. Os resultados indicam que os jovens apresentam perspectivas e reflexões sobre os atos infracionais e desejo em não mais cometê-los, porém, vulnerabilidades que desafiam seu acesso às políticas públicas e direitos fundamentais relacionados à educação, inserção no mercado de trabalho e atenção à saúde mental relacionado ao uso abusivo de substâncias psicoativas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.