Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CynthiaRachelGonzagaOliveira_tcc.pdf916,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desvelando a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes : um estudo da dinâmica de indivíduos acompanhados no CREAS de Itarana - ES
Autor(es): Oliveira, Cynthia Rachel Gonzaga
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Crianças e adolescentes
Violência doméstica
Direitos da criança e do adolescente
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Data de apresentação: 27-Fev-2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: OLIVEIRA, Cynthia Rachel Gonzaga. Desvelando a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: um estudo da dinâmica de indivíduos acompanhados no CREAS de Itarana - ES. 2022. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo descrever e problematizar quais as possibilidades e limites de intervenção do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Indivíduos e Famílias), para o enfrentamento da violação de direitos de crianças e adolescentes e seu reflexo na dinâmica familiar no período pandêmico, no ano de 2020, tendo como base a pesquisa qualitativa e pesquisa bibliográfica, possibilitando ao (a) pesquisador (a) uma maior reflexão acerca da violência intrafamiliar praticada contra os atores infanto-juvenis, no município de Itarana, Estado do Espírito Santo. Os dados foram coletados por meio de documentos do referido equipamento. Os resultados foram discutidos usando como base os autores Azevedo e Guerra (1995). Da análise do estudo apreendeu-se uma melhor compreensão acerca do fenômeno da violência especialmente para os profissionais que atuam com esse público em questão, que são sujeitos em condição peculiar de desenvolvimento.
Abstract: This research aimed to describe and discuss the possibilities and limits of intervention by CREAS (Specialized Reference Center for Social Assistance) - PAEFI (Specialized Assistance Service for Individuals and Families) to face the violation of children and adolescents' rights. its reflection on family dynamics in the pandemic period in 2020, based on the qualitative approach and bibliographic analysis, allowing the researcher to reflect on the intrafamily violence practiced against child and youth actors, in the municipality of Itarana, State of Espírito Santo. The data were collected through documents of the referred equipment. The results were discussed based on authors Azevedo and Guerra (1995). From the analysis of the study, a better understanding of the phenomenon of violence was apprehended, especially for professionals who work with this public in question, who are subjects in a peculiar condition of development.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.