Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CristianeSantanaSantos_tcc.pdf433,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A guarda compartilhada sob a perspectiva do acompanhamento familiar do adolescente em conflito com a lei
Autor(es): Santos, Cristiane Santana
Orientador(es): Pereira, Verônica Aparecida
Assunto: Guarda compartilhada
Adolescentes em privação de liberdade
Ressocialização
Família
Data de apresentação: 5-Mar-2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: SANTOS, Cristiane Santana. A guarda compartilhada sob a perspectiva do acompanhamento familiar do adolescente em conflito com a lei. 2022. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo vem falar das dificuldades da guarda compartilhada dos adolescentes quando os mesmos cometeram ato infracional e estão internados em unidade de socieducao. Contextualizando parte das mudanças na legislação sobre a guarda compartilhada e a necessidade de salvaguardar os direitos da criança e do adolescente, amparando-me no melhor interesse da criança. Pois a responsabilidade em assegurar à criança e ao adolescente as condições de saúde, segurança e educação não é compartilhada apenas entre os genitores e família. A violência familiar é apontada por alguns autores como potencializada a do desenvolvimento de problemas de comportamento. Diversos estudos têm demonstrado os prejuízos que a violência praticada nos lares pode acarretar na infância e na adolescência, fases cruciais para o desenvolvimento humano. A pesquisa foi realizada a partir dos documentos de adolescentes que receberam visita durante duas semanas, e indicam a importância da elaboração de projetos que favoreçam a educação, profissionalização e geração de renda para os adolescentes e seus familiares. O presente artigo mostrou que nas unidades de internamento quase toda a população e negra e tem baixa escolaridade, mostrando que a educação ainda e o principal fator que ajuda na formação de caráter de nossos adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.