Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LindomarAlencarLeal_tcc.pdf3,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte e reciclagem : reflexões sobre a ressignificação de materiais descartados
Autor(es): Leal, Lindomar Alencar
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Reciclagem
Educação ambiental
Expressão artística
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: LEAL, Lindomar Alencar. Arte e reciclagem: reflexões sobre a ressignificação de materiais descartados. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como foco a reflexão entre a arte e a reciclagem como forma de incentivar o uso criativo de determinados materiais descartados no cotidiano, como também, a reutilização de resíduos sólidos na prática de artes visuais com o intuito de fortalecer o reaproveitamento de materiais. Esta perspectiva de estudo também repensou experiências formativas vivenciadas no Curso de Pedagogia e no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade de Brasília, com o objetivo de avaliar a participação em projetos de economia solidária, como também, nas Disciplinas de Encenação e Seminário em Teoria, Critica e História da Arte, onde os trabalhos com o reaproveitamento de materiais foi mais evidente. A pesquisa apontou processos voltados para o contexto da produção artística a partir de materiais descartados, considerando o trabalho de Frans Krajcberg, Lygia Clark, Vik Muniz e Arthur Bispo do Rosário. Destacou-se ainda, uma produção autoral a partir de objetos descartados no cotidiano, o que possibilitou a proposição de uma ação pedagógica condizente com a questão do ensino de artes visuais e a reciclagem. Assim, o trabalho buscou enriquecer os olhares acerca de ações propositivas com o meio ambiente, oportunizando pensar em possíveis mudanças no conceito daquilo que entendemos como “lixo” na sociedade perante o reaproveitamento de resíduos sólidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.