Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_YandraSuyaneFontinelesMelo_tcc (1).pdf29,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Autorretrato e o olhar de si
Autor(es): Melo, Yandra Suyane Fontineles
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Autorretrato
Figura humana na arte
Artes plásticas
Isolamento social
Pandemia
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: MELO, Yandra Suyane Fontineles. Autorretrato e o olhar de si. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda reflexões acerca do autorretrato e do olhar de si, pensando sobre os caminhos do autorretrato na história da arte e seus desdobramentos na autorrepresentação do sujeito. No primeiro momento, através de uma pesquisa teórico-reflexiva, apresentamos os desdobramentos do autorretrato como um subgênero que se estende para além de apenas representações imagéticas realistas do rosto do artista. No segundo momento, destacamos o desenvolvimento da pesquisa qualitativa-reflexiva realizada durante a Disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Plásticas, na escola Centro de Ensino Fundamental Polivalente, em Brasília, onde foram realizados autorretratos com os alunos do 8o ano, ponderando como a subjetividade do sujeito se apresenta em suas autorrepresentações e como esta pode ser entendida dentro do subgênero do autorretrato. Nesse caminho, foram apontadas reflexões sobre os resultados a partir de obras já conceituadas dentro da história da arte. No terceiro momento, a pesquisa voltou-se para a situação atual do mundo e de suas implicações sobre o olhar de si e o autorretrato a partir do isolamento social e da pandemia, considerando como a mudança brusca da realidade impacta nossa autorrepresentação. Para isso, ressaltamos exemplos de obras de artistas renomados e também de experiência empírica de autorretratos pessoais. Assim, a pesquisa salientou como as questões internas, vinculadas com o íntimo do sujeito, podem ser expressadas por meio de autorretratos, auxiliando nos processos de entendimento de si e do mundo que nos cerca.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.